Estábulos obrigatórios para aves: Brandemburgo luta contra a gripe aviária!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Oberspreewald-Lausitz não há obrigação de manter aves em estábulos. Brandemburgo luta contra a gripe aviária, que ameaça numerosos animais.

In Oberspreewald-Lausitz bleibt die Stallpflicht für Geflügel aus. Brandenburg kämpft gegen die Vogelgrippe, die zahlreiche Tiere bedroht.
Em Oberspreewald-Lausitz não há obrigação de manter aves em estábulos. Brandemburgo luta contra a gripe aviária, que ameaça numerosos animais.

Estábulos obrigatórios para aves: Brandemburgo luta contra a gripe aviária!

Na Alemanha, a gripe aviária está actualmente a causar grande entusiasmo e a colocar enormes desafios à avicultura. Em Brandemburgo, as aves são agora obrigadas a ser mantidas em estábulos em quase todo o lado. Isto foi decidido após uma avaliação de risco pelos distritos, sendo todas as regiões afetadas, exceto Oberspreewald-Lausitz. Um surto atual já afetou sete explorações avícolas em Brandemburgo, o que levou à morte de cerca de 155 mil animais. O primeiro-ministro Dietmar Woidke descreveu a situação como “preocupante” e apelou aos agricultores para que estejam mais vigilantes, uma vez que o governo do estado não está a planear uma exigência geral de estabilidade para todo o Brandemburgo por enquanto, como é o caso. Relatórios MZ.

Para conter a propagação da doença, o cumprimento das medidas de higiene nas empresas é particularmente importante. A Ministra da Agricultura, Hanka Mittelstädt, baseia-se principalmente na acção voluntária. No entanto, se a situação piorar ainda mais, um requisito de implantação a nível nacional poderá tornar-se o próximo nível de escalada possível, o que atualmente não é considerado apropriado. A situação não é melhor noutros estados federais: em Baden-Württemberg, por exemplo, 15.000 animais tiveram de ser abatidos e duas grandes explorações também foram afetadas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde foram mortas quase 150.000 galinhas poedeiras. ZDF hoje.

Os perigos da migração das aves

As aves que fornecem alimento, como gansos e patos, contribuem significativamente para o perigo das populações. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) elevou o risco de novos surtos para “alto”. Os especialistas alertam que a gripe aviária é generalizada na Alemanha durante todo o ano, mas aumenta particularmente com a migração das aves no outono. Até agora, foram registados 29 surtos em aves selvagens em todo o país, principalmente em grous, e estima-se que cerca de 2.000 grous tenham morrido devido à gripe aviária. Mais de 1.000 guindastes mortos foram recuperados no norte de Brandemburgo, destacando a situação preocupante.

O impacto económico na agricultura não pode actualmente ser estimado, enquanto o fundo para as doenças animais garante uma compensação parcial aos agricultores cujas aves de capoeira tenham de ser mortas devido à doença. O contato com aves mortas deve ser evitado para evitar a propagação do vírus. Actualmente não existe um risco aumentado de doenças graves causadas pelo vírus HPAIV (H5N1) na população, mas deve ter-se cautela, pois existe um risco de transmissão em doses elevadas de infecção.

Medidas para avicultores

O Regulamento sobre a gripe aviária na Alemanha, em vigor desde outubro de 2018, impõe requisitos rigorosos aos criadores de aves. Eles são obrigados a registrar seus negócios junto às autoridades responsáveis. Devem ser fornecidas informações sobre o número de animais, tipo de utilização e localização. Os titulares também são obrigados a manter todas as entradas e saídas, bem como registros de suas atividades. Tais regulamentações servem para garantir a documentação completa e o combate às doenças animais. As pessoas que produzem alimentos ou trabalham comercialmente com aves também são obrigadas a usar roupas de proteção que devem ser desinfetadas ou descartadas com segurança, informa o BMELH.

A situação é tensa e a agricultura está preocupada com a evolução, enquanto os criadores de gado estão a fazer tudo o que podem para proteger a saúde do seu gado e cumprir as medidas rigorosas. Resta esperar que a situação se estabilize em breve e que a propagação da gripe aviária possa ser evitada.