Negociações coletivas em 9 de julho: os funcionários da SANA lutam por salários justos!

Negociações coletivas em 9 de julho: os funcionários da SANA lutam por salários justos!

Em 9 de julho de 2025, a negociação coletiva para cerca de 1.000 funcionários não médicos e 60 estagiários do Sana Kliniken Niederlausitz GmbH estão na agenda. Esta rodada de negociações é a segunda, segue a primeira em 4 de junho de 2025, e o lado do empregador ainda não apresentou uma oferta tarifária. Como O atual contrato coletivo da Câmara em Lusatia inferior leva a taxas mensais de 85-88% do acordo coletivo salarial do grupo SANA, e o horário de trabalho semanal é de 38,0 horas, o que corresponde a 98,7% do padrão da empresa de 38,5 horas. "O espaçamento tarifário aumentará em 2% a partir de setembro", explica Ralf Franke, o negociador da Ver.DI e critica as diferenças salariais para outros hospitais da SANA. "Os serviços em Senftenberg e Lauchhammer são remunerados igualmente, então por que essas diferenças nos salários?"

Tarifa resulta em outras áreas corporativas

A discussão sobre pagamentos justos não é nova. Como parte da quinta rodada de negociação coletiva para cerca de 10.000 funcionários do operador da clínica SANA, um aumento de taxa em 7%, mas pelo menos 200 euros, foi alcançado no ano passado. ver.di também são relatados e pagos de 2.000 e um tempo de 2.000 e os pagamentos de 2.000 euros. funcionários. O valor mínimo de 200 euros é particularmente importante para aqueles com baixa renda.

Outro aspecto que é enfatizado nas negociações é a introdução de subsídios para funcionários de longo prazo da SANA. Isso equivale a até 100 euros por mês, dependendo do serviço. Além disso, os estagiários também se beneficiam de incentivos financeiros, por exemplo, por meio de pagamentos de 750 euros e outros valores 2024.

relevância social mais ampla

Os trabalhos da Ver.DI também afetam o aumento das subsídios do setor de saúde, que aumentaram esporadicamente nos últimos anos devido a atividades de greve. As sobretaxas intensivas aumentaram de 90 para 150 euros, o que corresponde a um aumento de 67%. Essas são melhorias importantes para os aproximadamente 1,1 milhão de funcionários tarifários no serviço público, como DetailsOrtOberspreewald-Lausitz, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)