Nostalgia mágica: experimente 80 anos de arte cinematográfica DEFA na floresta dos contos de fadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Museu Senftenberg celebra a história do cinema DEFA com uma exposição especial sobre filmes de contos de fadas de 18 de outubro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026.

Das Museum Senftenberg feiert DEFA-Filmgeschichte mit einer Sonderausstellung zu Märchenfilmen von 18.10.2025 bis 22.02.2026.
O Museu Senftenberg celebra a história do cinema DEFA com uma exposição especial sobre filmes de contos de fadas de 18 de outubro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026.

Nostalgia mágica: experimente 80 anos de arte cinematográfica DEFA na floresta dos contos de fadas!

Em 18 de outubro de 2025, uma exposição especial será inaugurada no Castelo e Museu da Fortaleza de Senftenberg, que dará vida ao fascinante mundo dos filmes de contos de fadas da DEFA. Sob o título “The Little Muck”, o evento celebra o 80º aniversário da DEFA e apresenta uma coleção requintada de adereços, figurinos e móveis de filmes de contos de fadas cuidadosamente projetados, de clássicos como “Branca de Neve e Rosa Vermelha” e “The Little Muck”. O museu convida os visitantes a caminhar por uma floresta de contos de fadas e vivenciar de perto a emocionante história cinematográfica da DEFA.

A DEFA, que apareceu em cena após a Segunda Guerra Mundial como o primeiro estúdio cinematográfico licenciado, começou a produzir filmes de contos de fadas na década de 1950. Estes tiveram um significado especial desde o início, pois ofereceram acesso a histórias populares que foram controversas no período pós-guerra. Os primeiros filmes de contos de fadas, como “The Cold Heart”, dirigido por Paul Verhoeven em 1950, foram um grande sucesso. Este filme colorido da Agfacolor causou sensação com mais de 9,7 milhões de telespectadores. Em 1953, “A História de Little Muck”, dirigido por Wolfgang Staudte, chegou a atingir 12,9 milhões de espectadores – um recorde que ainda hoje impressiona. Esses sucessos fazem parte da história viva da DEFA Wikipédia preparado detalhadamente.

Mergulhe no mundo dos contos de fadas

A próxima exposição não só traz à tona contos de fadas conhecidos, mas também obras menos conhecidas e suas histórias. Os visitantes podem assistir a filmes de ficção científica, bem como assistir a filmes proibidos da DEFA. O projeto foi enriquecido pelo valioso apoio do Instituto Alemão de Cinema de Animação, do Museu de Cinema de Potsdam e do Babelsberg Costume Fund.

Os filmes de contos de fadas da DEFA ainda hoje são parte integrante da cultura cinematográfica alemã e são muito populares entre jovens e idosos. Além dos clássicos contos de fadas dos Grimm, “Três Avelãs para a Cinderela” (1973) de Václav Vorlíček também circulou e alcançou status de culto. As obras da DEFA também são disponibilizadas na plataforma de arquivo Progress Film e podem ser licenciadas, o que faz o coração nostálgico bater mais rápido.

Uma olhada na história da DEFA

A DEFA teve uma filmografia impressionante, produzindo inúmeros filmes de contos de fadas entre 1950 e 1989. As obras mais impressionantes podem ser resumidas em uma lista:

Ano título Direção
1950 Ó coroa fria Paulo Verhoeven
1953 A história do pequeno Muck Wolfgang Staudte
1956 O corajoso pequeno alfaiate Helmut Spiess
1973 Três avelãs para Cinderela Václav Vorlíček
1989 Maldito informado! Hannelore Unterberg

A exposição no Castelo de Senftenberg será, portanto, não apenas uma retrospectiva do ilustre período da produção cinematográfica da DEFA, mas também uma homenagem à rica tradição narrativa dos contos de fadas alemães. Um bom exemplo de como a história do cinema pode ser mantida viva e as novas gerações podem ser inspiradas. E quem sabe, talvez um ou dois espectadores sejam levados numa viagem pela magia da DEFA ao visitarem a floresta dos contos de fadas.