Alarme de árvores em Berlim: Iniciativa quer um milhão de novas árvores na cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Senado de Berlim planeia adotar o projeto de lei da iniciativa “Bauentscheid” inalterado, a fim de plantar centenas de milhares de novas árvores urbanas até 2040.

Der Berliner Senat plant, den Gesetzentwurf für die Initiative "Baumentscheid" unverändert anzunehmen, um bis 2040 Hunderttausende neue Stadtbäume zu pflanzen.
O Senado de Berlim planeia adotar o projeto de lei da iniciativa “Bauentscheid” inalterado, a fim de plantar centenas de milhares de novas árvores urbanas até 2040.

Alarme de árvores em Berlim: Iniciativa quer um milhão de novas árvores na cidade!

Algo está acontecendo na área de ecologização urbana na capital federal, Berlim. A iniciativa “Bauentscheid” está a exercer pressão sobre as pessoas porque estabeleceu o objectivo ambicioso de plantar um milhão de novas árvores na cidade até 2040. Mas o Senado de Berlim, composto pela CDU e pelo SPD, até agora hesitou em adoptar um projecto de lei sobre este projecto e agora até renunciou ao seu próprio projecto. Como o RBB relatado, isso mostra a complexidade da situação que se desenvolveu durante as negociações entre as partes.

A coligação governamental aparentemente não vê qualquer necessidade significativa de alterações no actual projecto da iniciativa. Os líderes dos grupos parlamentares Dirk Stettner (CDU) e Raed Saleh (SPD) comunicaram esta decisão numa carta oficial. O projeto está agora agendado para ser apreciado na próxima reunião da comissão principal, no dia 8 de outubro, com recomendação de resolução a ser tomada no dia 17 de outubro. No entanto, a iniciativa já ameaçou com acção judicial caso as suas exigências não sejam atendidas.

A importância das árvores urbanas

As árvores desempenham um papel importante numa metrópole como Berlim. Não são apenas filtros de ar e fornecedores de sombra, mas também contribuem para melhorar o clima e a qualidade de vida dos cidadãos. Nos últimos anos, inúmeras árvores de rua foram derrubadas sem que fosse possível o plantio de reposição adequado, o que leva à perda de qualidade de vida. O Senado tem mais de 430.000 árvores nas ruas de Berlim, tornando a cidade uma das metrópoles mais verdes do mundo. No entanto, a situação é tensa, uma vez que muitas plantações de árvores constituem desafios financeiros e logísticos. O senado estima que o custo médio de plantação e manutenção de uma árvore de rua ronda os 3.000 euros.

A senadora ambiental do SPD, Linda Vierecke, anunciou que avançará no projeto de lei até 3 de novembro. No entanto, o financiamento continua a ser um obstáculo: há necessidade de esclarecimentos relativamente ao montante previsto de 7,2 mil milhões de euros, e o especialista ambiental da CDU, Danny Freymark, reconheceu as vantagens do projecto da árvore, mas rejeita uma aprovação 1:1 do projecto de iniciativa. O Espelho Diário informa que os Verdes acusam os partidos do governo de não apresentarem alterações.

A pressão legal e os próximos passos

A iniciativa vê-se sob pressão em resultado das discussões em curso e planeia apresentar uma ação urgente perante o Tribunal Constitucional. O co-iniciador Heinrich Strößenreuther expressa preocupação com possíveis disputas legais que dependem da adoção do projeto de iniciativa pelo parlamento estadual. As discussões e a próxima votação na Comissão do Meio Ambiente em 2 de outubro poderão decidir o futuro do projeto e, portanto, o futuro das árvores da cidade.

A discussão sobre as árvores urbanas deixa claro quão importante é a importância de uma acção empenhada para preservar e expandir ainda mais a infra-estrutura verde de Berlim. A perda de muitas árvores nos últimos anos sublinha a urgência de uma decisão política clara que tenha em conta os aspectos ecológicos e económicos.