Música como esperança: dia do especialista em demência em Potsdam atrai especialistas!
Especialistas discutem musicoterapia e demência na conferência especializada em Potsdam. Objectivo: Reforçar o apoio às pessoas afectadas e às suas famílias.

Música como esperança: dia do especialista em demência em Potsdam atrai especialistas!
Hoje, dia 10 de julho de 2025, terá lugar em Potsdam o 10º dia especializado do Centro de Competência em Demência, sob o lema “Música e demência – a ciência encontra a prática”. Cerca de 120 especialistas das áreas de enfermagem, ciências e música reuniram-se para discutir o valioso papel da música no cuidado de pessoas com demência. A Ministra Social Britta Müller abriu o evento e assim deu o exemplo da crescente importância deste tema. Existem actualmente cerca de 60.000 pessoas que vivem com demência em Brandeburgo e o número continua a aumentar, o que não é surpresa tendo em conta as mudanças demográficas. Essa mudança coloca muitas pessoas em contato com a demência, seja no ambiente familiar, de amizade ou de vizinhança.
“O apoio às pessoas com demência não está apenas nas mãos dos centros de cuidados, mas deve ser prestado pela família, amigos e vizinhos”, explica Müller. O “Pacto pelo Cuidado”, lançado pelo governo estadual, visa fortalecer o atendimento domiciliar e proporcionar alívio aos familiares cuidadores. O objetivo é proporcionar aos que necessitam de cuidados no seu ambiente familiar o melhor atendimento possível. Uma medida importante neste contexto é o programa de financiamento estatal “Atendimento no Local”, que apoia os municípios na introdução de aconselhamento e ofertas de ajuda.
Ofertas de suporte na vida cotidiana
No ano passado, foram criadas em Brandemburgo 2.380 ofertas de apoio na vida quotidiana, que foram utilizadas por cerca de 35.000 pessoas que necessitavam de cuidados. Isso incluiu cerca de 6.300 pessoas que sofrem de demência. Estas iniciativas são extremamente importantes porque ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. A musicoterapia está se tornando cada vez mais importante como medida complementar aos cuidados tradicionais. Não só pode promover o bem-estar emocional, mas também pode despertar memórias profundamente arraigadas, o que é particularmente verdadeiro para aqueles que sofrem de demência.
- Aktive Musiktherapie: Patienten singen und spielen Instrumente, was das Selbstwertgefühl stärkt.
- Rezeptive Musiktherapie: Das Hören von Musik mit biografischem Bezug weckt Erinnerungen und Emotionen.
De acordo com o especialista Eckart Altenmüller, os pacientes com demência devem ouvir suas melodias favoritas durante uma hora todos os dias. Os benefícios da musicoterapia foram amplamente documentados. Estudos mostram não apenas efeitos positivos nas habilidades cognitivas, mas também nas habilidades motoras e na comunicação interpessoal. A musicoterapia é cada vez mais utilizada no ambiente doméstico e pode ajudar a reduzir a inquietação e a agressividade.
Perspectivas de longo prazo
A iniciativa federal “Música e Demência” financia especificamente projetos que integram a música nos cuidados, incluindo formação para especialistas e familiares. Concertos, grupos de canto e sessões de musicoterapia fazem parte integrante desta iniciativa. Como já mencionado, a musicoterapia não é atualmente um serviço de seguro de saúde obrigatório, mas o reconhecimento e o financiamento pelas companhias de seguros de saúde devem ser promovidos, a fim de permitir a integração desta valiosa forma de terapia.
Como mostra o evento em Potsdam, a discussão sobre o papel da música no cuidado de pessoas com demência não é apenas necessária, mas também urgente. Com abordagens colaborativas, podemos melhorar de forma sustentável a situação de vida das pessoas com demência e dos seus familiares. Juntos, devemos garantir que o cuidado continue a ser não apenas um dever, mas também uma oportunidade para recordações felizes.
Para mais informações sobre os temas abordados e iniciativas relacionadas à demência e cuidados, você pode baixar os relatórios detalhados em Relatório da Cidade, Escritório de Estado para Assuntos Sociais e Care e Viva Familienservice.