Future Atlas 2025: Onde as regiões da Alemanha são agora fortes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O distrito de Oder-Spree apresenta perspectivas futuras moderadas no Atlas do Futuro de 2025, embora os desafios estruturais permaneçam.

Der Landkreis Oder-Spree zeigt im Zukunftsatlas 2025 moderate Zukunftschancen, während strukturelle Herausforderungen bestehen bleiben.
O distrito de Oder-Spree apresenta perspectivas futuras moderadas no Atlas do Futuro de 2025, embora os desafios estruturais permaneçam.

Future Atlas 2025: Onde as regiões da Alemanha são agora fortes!

A edição atual do Future Atlas 2025 analisa de forma perspicaz a viabilidade futura das regiões alemãs. O estudo trienal avalia 400 distritos e cidades independentes com base em critérios importantes como o desenvolvimento populacional, a situação profissional, os pedidos de patentes per capita, a proporção de especialistas altamente qualificados e a expansão das energias renováveis. No entanto, as mudanças estruturais provocadas pela digitalização e pelas alterações demográficas colocam grandes desafios a muitas regiões. A recessão é vista como um teste à resiliência destas áreas, de acordo com a classificação de kommunal.de.

O que é particularmente agradável do ponto de vista de Colónia é que quase metade das regiões da Renânia do Norte-Vestefália, especialmente na região do Ruhr e Münsterland, conseguiram aumentar significativamente a sua classificação. Na lista actual das dez regiões com melhores perspectivas de futuro, o distrito de Munique está no topo, seguido por Erlangen e Munique. Mainz e Regensburg também chegaram ao top 10. Em contraste, também existem regiões com elevados riscos futuros, incluindo Gera e Uckermark. No total, 380 dos 400 distritos apresentam uma deterioração da situação do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho: um resultado misto

O mercado de trabalho na Alemanha é surpreendentemente robusto, apesar da fraqueza económica. O número de pessoas empregadas atinge o máximo de 45,7 milhões, enquanto a taxa de desemprego se mantém estável em 6,4 por cento. No entanto, existem diferenças significativas nas oportunidades de emprego. Os trabalhadores qualificados, particularmente qualificados, têm uma vida muito mais fácil, enquanto os desempregados de longa duração, dos quais foram contabilizados 972.000 no ano passado, continuam a enfrentar dificuldades. Empregos na cidade destaca que uma em cada seis profissões é considerada um estrangulamento, especialmente nos setores das TI, dos cuidados de saúde, das profissões especializadas, da engenharia e da logística.

No entanto, as previsões para o mercado de trabalho em 2025 mostram pontos positivos. A integração dos refugiados ucranianos é considerada positiva e o barómetro do mercado de trabalho mostra sinais de uma ligeira recuperação. Espera-se crescimento em setores promissores como as energias renováveis, a digitalização e a saúde. Para contrariar a iminente lacuna de competências, são necessárias medidas como a promoção da formação e do ensino superior, melhores condições de trabalho e recrutamento internacional.

Perspectivas e desafios

Em resumo, pode dizer-se que o mercado de trabalho em 2025 será caracterizado por um quadro duplo: enquanto os especialistas qualificados desfrutam de excelentes oportunidades de emprego, as pessoas pouco qualificadas e desempregadas de longa duração continuam a lutar com os desafios de um mercado de trabalho em mudança. O futuro não depende apenas da estabilização dos números do emprego, mas também dos esforços para investir especificamente em sectores futuros e para criar equilíbrio social.