Alerta vermelho: 200.000 animais morreram – a gripe aviária ameaça aumentar!
Ostprignitz-Ruppin está lutando contra a gripe aviária: mais de 200.000 animais afetados, são necessárias medidas de proteção urgentes.

Alerta vermelho: 200.000 animais morreram – a gripe aviária ameaça aumentar!
Na Alemanha tem Gripe aviária se alastrou ainda mais e preocupa os criadores de aves. Mais de 200 mil animais já foram mortos por causa da doença perigosa. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) alerta que o pico da migração de aves ainda está por vir e que novas infecções poderão ocorrer nas próximas semanas. Pelo menos 50 casos de infecção já foram registrados em granjas avícolas neste ano, 26 deles somente em outubro. O que é preocupante: os especialistas temem que a escala da epidemia seja semelhante à do ano devastador de 2020/21, quando mais de dois milhões de animais tiveram de ser abatidos.
Os avicultores apelam a uma maior protecção dos seus rebanhos e a uma exigência de alojamento a nível nacional. Isto significaria que os animais caipiras teriam de ser mantidos em estábulos fechados. O que é particularmente preocupante é o aumento do número de aves selvagens doentes, especialmente grous, que actuam como portadores do vírus H5N1. Em Ostprignitz-Ruppin, cerca de 1.200 grous morrem atualmente devido à gripe aviária. Este é um grande desgaste físico e psicológico para os voluntários que cuidam da coleta das carcaças.
Medidas de segurança estendidas necessárias
Dada a situação atual, isso tem... Ministério Federal da Agricultura já solicitou à UE o aumento do limite máximo de compensação para proprietários de animais afetados, de 50 para até 110 euros. Estas compensações baseiam-se no valor de mercado dos animais, mas os danos consequentes, tais como sanções por incumprimento de contratos de entrega, não são tidos em conta. Os Verdes no Bundestag criticaram a vulnerabilidade da agricultura industrial e apelam urgentemente a melhores condições agrícolas.
Actualmente, registam-se surtos crescentes de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) na Baixa Saxónia. Desde setembro de 2025, os casos de GAAP aumentaram na avicultura em vários estados federais. O vírus H5 também está circulando em outros países, especialmente na Ásia e na América do Norte, e está se espalhando em rebanhos leiteiros e de aves nos EUA. Existem até infecções esporádicas em gatos e pessoas. Menos de dez infecções humanas foram notificadas na Europa desde 2020, pelo que o risco para as pessoas é considerado muito baixo.
Estratégias de vacinação preventiva estão sendo planejadas
Embora a vacinação de aves de capoeira contra a GAAP esteja actualmente proibida na Alemanha, está a ser planeada uma estratégia de vacinação preventiva. As medidas de biossegurança para os avicultores são exigidas por lei para prevenir a propagação da doença. Na Baixa Saxónia, as detecções de GAAP em aves selvagens aumentaram nos últimos meses. Está actualmente a ser efectuada uma monitorização intensiva das ocorrências de GAAP tanto em aves selvagens como em explorações avícolas, a fim de detectar e impedir possíveis infecções numa fase precoce.
A situação continua tensa. O desafio atual para os avicultores é manter os olhos abertos e preparar-se da melhor forma possível para os desafios que o outono e a gripe aviária trarão consigo.