Neuruppin comemora a inauguração do novo centro de cuidados paliativos – um raio de esperança!
Um novo centro de cuidados paliativos inaugurado em Neuruppin promove a qualidade de vida de pacientes terminais com opções de vida modernas.

Neuruppin comemora a inauguração do novo centro de cuidados paliativos – um raio de esperança!
Algo está acontecendo em Neuruppin – para aqueles que mais precisam. Um centro de cuidados paliativos recentemente inaugurado e sem barreiras oferece agora às pessoas com doenças terminais um importante ponto de contacto. O novo edifício em Wittstocker Allee 3 foi construído com um generoso financiamento de quatro milhões de euros e em breve se tornará uma parte importante dos cuidados paliativos na região [maz-online.de].
O centro de cuidados paliativos inclui não só 12 apartamentos, mas também 8 vagas para cuidados de curta duração. Os moradores encontrarão tudo o que precisam em quatro andares – desde apartamentos totalmente equipados com 34 a 54 metros quadrados até salas comuns com cozinhas. Os primeiros inquilinos deverão mudar-se no próximo mês de julho. Têm de esperar custos mensais de cerca de 700 euros para um apartamento de um quarto e 900 euros para um apartamento de dois quartos.
Uma iniciativa para uma melhor qualidade de vida
Muita coisa aconteceu desde que a pedra fundamental foi lançada em 24 de novembro de 2023. A operadora do novo centro é a Prignitz-Ruppiner Hospizgesellschaft mbH, que reconheceu a necessidade crescente de espaços paliativos. O foco está no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas gravemente doentes, como enfatiza a [Associação Alemã de Hospitais](https://www.dkgev.de/themen/medizin-Wissenschaft/sorges Formen/palliativsorge/).
Um objetivo importante do centro de cuidados paliativos é complementar de forma otimizada as estruturas de cuidados existentes. Em Neuruppin, são frequentemente utilizados hospícios como o “Haus Wegwarte”, o que é uma grande instalação, mas com apenas doze quartos também cria tempos de espera. As novas ofertas no centro proporcionarão o alívio tão necessário.
Um caminho para a história
Dieter Nürnberg, chefe da empresa de cuidados paliativos, também está planejando reformar o prédio vizinho de tijolos de clínquer, que é um edifício classificado. A história do edifício não está isenta de sombras - já serviu como prisão improvisada e câmara de tortura para os nazistas. Um contexto histórico que mostra que muito sofrimento da história humana paira neste lugar.
O edifício de tijolos de clínquer, que já fez parte da cervejaria Schönbeck, é apenas parte de uma área de 6.000 metros quadrados que oferece espaço para as novas instalações. Além das ofertas existentes, o alojamento estudantil e as atividades culturais na geleira também serão tidas em conta nos planos futuros.
No geral, o novo centro de cuidados paliativos não representa apenas uma resposta à crescente necessidade de alojamentos paliativos, mas também simboliza uma mudança positiva na área dos cuidados de saúde em Neuruppin e não só.