Choque no zoológico: a gripe aviária obriga a medidas drásticas!
Os zoológicos em Ostprignitz-Ruppin abrem com regras de segurança, apesar da gripe aviária. Estábulos obrigatórios para aves e eventos especiais.

Choque no zoológico: a gripe aviária obriga a medidas drásticas!
A gripe aviária mantém actualmente a Alemanha em suspense e os jardins zoológicos do noroeste de Brandemburgo são particularmente afectados. Como maz online relatado, um requisito estrito de estabilidade se aplica a todas as populações de aves de capoeira, inclusive em zoológicos. Esta é uma medida para retardar a propagação da gripe aviária, conhecida como gripe aviária.
Assim, o Parque Animal e de Lazer de Germendorf permanece aberto apesar da situação atual, mas existem algumas restrições para os visitantes. Os cães ainda são bem-vindos, enquanto os aviários serão cobertos para evitar infecções por aves selvagens. Os recintos para pássaros, no entanto, estão fechados. Além disso, é proibido alimentar patos e cisnes, o que pode ser uma surpresa desagradável para alguns visitantes do zoológico. O horário de funcionamento é diariamente das 9h às 18h, em novembro até às 17h. As entradas custam 7 euros para adultos e menos para crianças.
Halloween no zoológico
Um raio de esperança na situação atual é a próxima celebração do Halloween, no dia 1º de novembro, no Zoológico de Germendorf, que atrai com diversas atividades. Medidas semelhantes às de Germendorf também se aplicam ao Zoológico de Kunsterspring, que também está aberto, mas proíbe a alimentação nas instalações de aves aquáticas. A Floresta das Corujas é particularmente afetada e deve permanecer fechada.
O Zoológico de Perleberg, que também é afetado pela exigência de estábulo, não se despedirá sem a celebração do Halloween no dia 31 de outubro, onde crianças fantasiadas têm entrada gratuita. Patos e gansos também devem ser alojados aqui, e o contacto com aves domésticas deve ser evitado para minimizar o risco de infecção. Tal como em Germendorf, o horário de funcionamento diário é entre as 9h00 e as 18h00, com preços que deverão agradar às crianças.
Medidas de contenção amplas
A situação é tensa em toda a Alemanha e especialmente em Brandemburgo. Nos últimos dias já foram listadas diversas granjas avícolas com mais de 155 mil animais afetados rbb24 e o Instituto Friedrich Loeffler. Embora o requisito estável se aplique em muitos distritos, parte da população de Berlim será inicialmente poupada de uma obrigação geral, mas os distritos são convidados a enfatizar as medidas de biossegurança.
A gripe aviária já causou milhões de dólares em prejuízos económicos. Embora muitos animais tenham sido mortos em Brandemburgo, isto é apenas parte da história. Até agora, mais de 500.000 aves tiveram de ser mortas em toda a Alemanha e estima-se que a propagação do vírus seja “elevada”. ZDF salienta que os guindastes são particularmente afetados, com dezenas de milhares deles já mortos.
Porém, a população não precisa se preocupar muito em colocar a própria saúde em risco neste momento. Recentemente, nenhum caso de H5N1 foi detectado em humanos, mas a situação continua tensa. O contato com aves mortas deve ser evitado a todo custo para evitar o risco de propagação do vírus.
A esperança de que a vacinação contra a gripe aviária progrida na Alemanha permanece incerta no futuro, uma vez que os obstáculos legais ainda não foram ultrapassados. Só podemos esperar que os jardins zoológicos sobrevivam bem à crise e que os visitantes possam continuar a desfrutar dos animais.