Os estudantes de Brandenburgo brilham com projetos inovadores sobre a cultura judaica!

Os estudantes de Brandenburgo brilham com projetos inovadores sobre a cultura judaica!

Em 17 de junho de 2025, foram concedidos os preços dos alunos da Fundação Leo Trepp e as realizações de jovens talentos de Brandenburg testemunham um compromisso impressionante com a história e a cultura judaicas. Em uma cerimônia no Museu Judaico de Rendsburg, os vencedores aceitaram orgulhosamente seus prêmios. Entre os participantes estavam os estudantes do campus de Leonardo da Vinci, Nauen, que se apresentou excelentemente por seus projetos criativos sobre o assunto da "cultura pop judaica".

Sophie Krause, Charis Opitz, Natalie Firoozan e Maya Elliger ficaram em primeiro lugar com o jogo "Judaica Cultural Trip". Este projeto tem como objetivo transmitir conhecimento sobre o judaísmo de maneira divertida. Os jogadores: por dentro, aprendendo sobre símbolos judeus, filmes e a música de Leonard Cohen, que ocupa o tópico de uma maneira viva e atraente. Kai Ried, Felix Michel e Loreena Leimbach conquistaram o segundo lugar com um caso de mídia sobre o compositor Erich Wolfgang Korngold, cujas obras foram amplamente ignoradas no terceiro Reich, apesar de sua qualidade.

Contribuições importantes para a cultura da lembrança

Um total de quatro em cada 32 trabalhos enviados veio de Brandenburg, que sublinha as excelentes ofertas educacionais na região. Em seu discurso, o ministro da Educação, Steffen Freiberg, enfatizou a importância da memória dos crimes do socialismo nacional e enfatizou que essas competições são necessárias para sensibilizar os jovens a esse importante tópico.

A Fundação Leo Trepp, fundada em 2019, estabeleceu a tarefa de promover o conhecimento da vida judaica na Alemanha. Leo Trepp, que era um rabino estadual em Oldenburg e foi deportado para o campo de concentração de Sachsenhausen em 1938, estava comprometido com a cultura de lembrança ao longo de sua vida e defendia a atuação contra o anti -semitismo e o ódio humano. A competição estudantil - um elemento central da fundação - visa os alunos nas séries 9 a 12 e oferece uma plataforma para projetos criativos que lidam com a história e a cultura judaicas.

Uma competição com perspectiva

A competição foi lançada em 15 de setembro de 2024, e os envios são possíveis até 28 de fevereiro de 2025. Os alunos podem enviar seus projetos em vários formatos, incluindo podcasts, vídeos ou quadrinhos. Você receberá apoio da fundação, da AIDS e dos contatos para Israel. Patrono Dr. H.C. Charlotte Knobloch e o padroeiro Dr. Felix Klein apóiam essa valiosa contribuição para a educação sobre a vida judaica.

Em um contexto social maior, é necessário questionar criticamente a percepção dos judeus na mídia alemã. A discussão sobre representações estereotipadas e clichês nos relatórios está mais atual do que nunca. Os judeus são frequentemente apresentados em figuras estereotipadas, enquanto a verdadeira diversidade de suas realidades da vida dificilmente se torna por conta própria. A influência da história alemã nessa percepção não pode ser negada e pede que todos reflitam sobre nosso próprio uso e relatórios de idiomas. Portanto, é encorajador que competições como o Prêmio Leo Trepp School sejam promovidas a cientes desses tópicos e que as gerações mais jovens são incentivadas a lidar com a cultura judaica.

Para todas as partes interessadas, mais informações sobre a Fundação Leo Trepf e em futuras competições em seu [site] (https://www.bildung.sachsen.de/leo-trepp-schuellerpreis-2025-zum-thema-jued- populture-467777.html). Vale a pena estar lá e se tornar ativo você mesmo!

Details
OrtRendsburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)