Batalha no Médio Oriente: Quem irá parar a guerra israelo-iraniana?
No dia 17 de junho de 2025, Das Erste transmitirá um “Focus” sobre o conflito Israel-Irã às 20h15, moderado por Andreas Bachmann.

Batalha no Médio Oriente: Quem irá parar a guerra israelo-iraniana?
Israel está em guerra com o Irã desde a última sexta-feira, depois que as forças aéreas israelenses atacaram as instalações nucleares iranianas. Eles agora garantiram a supremacia aérea em grandes partes do país. Estes ataques mataram numerosos oficiais militares de alto escalão e importantes cientistas nucleares. O Irã respondeu com ataques aéreos agressivos contra Israel. O contexto desta escalada explosiva será destacado hoje, 17 de junho de 2025, num “Focus” especial na primeira transmissão às 20h15. O moderador Andreas Bachmann discutirá o tema “Quem pode impedir a guerra entre Israel e o Irã?” e discutir com especialistas a situação actual, incluindo a situação política interna no Irão e a possível interferência de grandes potências. Este programa também será legendado ao vivo e traduzido para a Língua de Sinais Alemã (DGS) para que possa atingir um público amplo. Os espectadores também podem acompanhar o programa na transmissão ao vivo e posteriormente na biblioteca de mídia ARD, como cityreport.pnr24-online.de relatórios.
Os desenvolvimentos no Médio Oriente levantam grandes questões. Na cimeira do G7 no Canadá, que começou em 16 de Junho de 2025, foi adoptada uma declaração conjunta sobre a redução da escalada do conflito, qualificando o Irão de “principal fonte de instabilidade regional e terrorismo”. Os países do G7, incluindo os Estados Unidos, a França, a Alemanha e o Japão, enfatizaram o direito de Israel à autodefesa e deixaram claro que o Irão nunca deveria ter armas nucleares. O Chanceler Friedrich Merz apelou ao Irão para regressar às negociações sobre o seu programa nuclear mais cedo e pronunciou-se claramente contra medidas militares precipitadas, como relata dw.com).
Cessar-fogo e defesa civil
Os países do G7 manifestaram preocupação com o impacto do conflito na população civil no Irão e na região. Uma possível solução para a crise do Irão poderia incluir a perspectiva de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Ao mesmo tempo, os países do G7 observam o aumento dos preços do petróleo e estão prontos para examinar medidas coordenadas para estabilizar os mercados energéticos.
À beira da cimeira, a intensidade militar dos combates também traz notícias preocupantes. Circulam relatos de explosões e disparos defensivos em Teerã e muitos moradores estão fugindo da cidade. Israel fala da necessidade de evacuar um bairro em Teerão depois de terem matado o principal comandante militar iraniano, Ali Shadmani, num ataque aéreo. Os ataques entre Israel e o Irão são o conflito militar mais grave dos últimos anos, com o Chanceler Merz, no Canadá, também a discutir a urgência da situação. O presidente dos EUA, Donald Trump, que apoiou a declaração do G7 e expressou esperança em negociações, também apelou a um acordo para resolver o conflito, como relata tagesschau.de.