Disputa pelo Lerchenpark: doação de milhões e proprietários bloqueiam construção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Stahnsdorf recebe uma doação de 3,5 milhões de euros para o Lerchenpark, mas os proprietários não querem permitir a venda da área.

Stahnsdorf erhält 3,5 Millionen Euro Spende für den Lerchenpark, doch Eigentümer wollen Verkauf der Fläche nicht zulassen.
Stahnsdorf recebe uma doação de 3,5 milhões de euros para o Lerchenpark, mas os proprietários não querem permitir a venda da área.

Disputa pelo Lerchenpark: doação de milhões e proprietários bloqueiam construção!

A comunidade de Stahnsdorf enfrenta uma pequena história familiar: um doador generoso, mas também obstáculos intransponíveis. No final de julho, a comunidade aceitou uma doação de 3,5 milhões de euros para a criação do popular “Lerchenpark” na Sonnenblumenweg. Planejada pelo arquiteto Richard Gerhard Winkler, esta área do parque será transformada em um local de relaxamento para jovens e idosos. A ideia do projeto não é apenas criar um oásis verde, mas também um benefício real para a comunidade, que é incentivada a vivenciar a natureza de uma nova forma, relata o Märkische Allgemeine.

Mas a alegria da doação é ofuscada pelas preocupações. A propriedade onde será construído o parque não pertence ao município, mas sim a uma associação de proprietários que se interpõe. Os proprietários declararam claramente que não querem vender e até ameaçaram a comunidade com uma ação judicial para examinar o plano de desenvolvimento. O prefeito Bernd Albers está preocupado com a situação e relata que os proprietários só querem tomar uma decisão sobre a oferta de compra após a conclusão do processo de revisão regulatória. Este procedimento é considerado crucial para verificar a legalidade do plano de desenvolvimento.

Desafios e preocupações

As negociações entre o município e a associação de proprietários revelam-se difíceis. Enquanto alguns esperam que o parque seja construído, outros querem construir novos apartamentos no local. Um ponto sensível que não deixa de ser polémico no seio da autarquia local. As perspectivas de vários políticos são conflitantes: alguns são a favor do parque, enquanto outros consideram a doação não totalmente altruísta. Como resultado, o grupo parlamentar CDU/FDP manifesta grandes preocupações, particularmente no que diz respeito às implicações financeiras e jurídicas de tal decisão Transmissão Berlim-Brandemburgo relatado.

As críticas vão tão longe que é preciso pensar no futuro do projeto financiado por doações, caso Richard Gerhard Winkler, de 90 anos, morresse antes do início da construção. Nesse caso, a sua fundação poderia revogar a permissão do município para utilizar os fundos. Estas incertezas levantam questões que são difíceis de serem resolvidas pela comunidade.

Projeto e uso do parque

Se o “Lerchenpark” for finalmente construído, o projeto planejado será promissor. A visão prevê uma mistura de árvores, arbustos, pomares e espaços abertos para animais e pessoas. Esportes e playgrounds, além de áreas de relaxamento também fazem parte do plano, segundo matéria Paisagismo é muito bem-vindo. A abordagem ao desenho do parque deve ter em conta todas as faixas etárias e interesses e criar um espaço inclusivo que convide as pessoas a permanecer e relaxar.

Também estão previstos elementos modernos, como cafés ao ar livre e pontos de encontro atraentes que incentivam a interação social. O foco está na sustentabilidade, razão pela qual materiais ecológicos e plantas locais devem ser integrados no design.

Resta saber se a administração do município de Stahnsdorf fará uma oferta de compra à associação de proprietários, apesar da clara rejeição. Um tema polêmico que estará em foco nos próximos meses e determinará o futuro do parque. O tempo está se esgotando porque o município tem até 15 anos para realizar o parque após aceitar a doação.