Wolfgang Buchholz: Com o riquixá para idosos em Potsdam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wolfgang Buchholz, 73 anos, é voluntário para conduzir passeios de riquixá para idosos em Potsdam. O projeto “Citizens’ Mobile” promove a mobilidade e a alegria de viver.

Wolfgang Buchholz, 73, fährt ehrenamtlich Rikscha-Touren für Senioren in Potsdam. Das Projekt "Bürgermobil" fördert Mobilität und Lebensfreude.
Wolfgang Buchholz, 73 anos, é voluntário para conduzir passeios de riquixá para idosos em Potsdam. O projeto “Citizens’ Mobile” promove a mobilidade e a alegria de viver.

Wolfgang Buchholz: Com o riquixá para idosos em Potsdam!

Um novo capítulo de união está a ser aberto em Potsdam através do projecto voluntário “Mobilidade dos Cidadãos”. Wolfgang Buchholz, 73 anos, é um dos cerca de 20 motoristas ativos na iniciativa, que oferece passeios gratuitos de riquixá para idosos e pessoas com deficiência desde a primavera de 2022. Dois dias por semana ele sobe na sela de seu riquixá e leva pessoas muito idosas pelas ruas históricas da cidade. Os passageiros das casas Emmaus House e Heilig-Geist-Park estão frequentemente a bordo. MAZ relata que Buchholz, o motorista mais velho do Bürgermobil após a morte de sua mãe em 2021, mostra grande comprometimento pessoal. Sua paixão pelo ciclismo e por contar histórias tornam as viagens inesquecíveis para os passageiros.

A ideia do “Citizens’ Mobile” faz parte do projeto global “Cycling Without Age”, que visa permitir a mobilidade a pessoas idosas e pessoas com deficiência e restaurar a sensação de alegria na vida. Destaque: um dos riquixás é especialmente projetado para cadeirantes, o que oferece aos participantes mais oportunidades de passeios pelo campo. Fundação Comunitária de Potsdam apelou ao apoio aos motoristas voluntários que gostariam de conhecer a cidade juntamente com os passageiros com a maior frequência possível.

Criando experiências compartilhadas

Via de regra, os faxies são controlados por dois “pilotos” voluntários que recebem amplo treinamento para garantir a segurança de todos os envolvidos. Durante estas excursões, não só aumenta a mobilidade dos passageiros, mas também promove a sua qualidade de vida e preparação física. O exemplo de Leipzig mostra que os pilotos não apenas pedalam, mas também garantem um ambiente descontraído e comunicativo, que beneficia os idosos. O projecto em Leipzig, por exemplo, completou 800 visitas no ano passado, o que mostra quão abrangente é a resposta positiva a tais iniciativas.

O móbile dos cidadãos em Potsdam funciona de Abril a Outubro/Novembro, e a fundação comunitária já tem planos para comprar um terceiro riquixá. Eles querem continuar a permitir que mais pessoas participem. “A necessidade é grande”, diz um representante da fundação, “especialmente em distritos com muitas instalações para idosos, onde a oferta é muitas vezes inadequada”. Além dos riquixás, também está disponível uma bicicleta para cadeira de rodas para melhorar ainda mais a acessibilidade.

Para poder dar continuidade ao projeto e ao seu valioso trabalho, a fundação comunitária procura apoio financeiro através de patrocínios ou contribuições recorrentes. Quem estiver interessado pode entrar em contato conosco diretamente buergermobil@potsdamer-buergerstiftung.org ou contacte-nos através do 0331/23180300.

A cada viagem, Buchholz não só traz os idosos ao seu destino, mas também histórias, memórias e, acima de tudo, um pouco de alegria de viver de volta às suas vidas. Como ele mesmo diz: “Fico feliz em ajudar os outros e passar tempo juntos”. Isto transforma uma simples viagem por Potsdam numa experiência valiosa que não só mostra os caminhantes, mas também a cidade sob uma luz diferente.