15 anos da Fundação Potsdam Plan Collection: Os planos históricos estão de volta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 5 de novembro de 2025, a Potsdam Plan Collection Foundation celebrará 15 anos com a restauração de mapas históricos da cidade no Museu de Potsdam.

Am 5. November 2025 feiert die Stiftung Plansammlung Potsdam 15 Jahre mit der Restaurierung historischer Stadtpläne im Potsdam Museum.
Em 5 de novembro de 2025, a Potsdam Plan Collection Foundation celebrará 15 anos com a restauração de mapas históricos da cidade no Museu de Potsdam.

15 anos da Fundação Potsdam Plan Collection: Os planos históricos estão de volta!

A Potsdam Plan Collection Foundation, que faz parte da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos (DSD), comemora um aniversário especial em 5 de novembro de 2025: o 15º aniversário será homenageado com um destaque de restauração. Em ambiente comemorativo, serão restauradas 15 plantas históricas do extenso acervo. Estes planos não são apenas testemunhas históricas, mas também importantes para documentar as mudanças na cidade de Potsdam.

Neste dia festivo, que traz muitos impulsos positivos não só para a fundação, mas também para a preservação dos monumentos, terá lugar um evento de imprensa, às 13h00. no Museu Potsdam - Fórum de Arte e História. Várias personalidades de destaque estarão presentes: Bernd Rubelt, conselheiro para o desenvolvimento urbano, Detlef Schöning como fundador, Katja Schlisio como presidente e seu vice-colega Michael Schöning, bem como Manuel Hase da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos.

Projeto de restauração de grande importância

As 15 plantas selecionadas, a maioria datadas do final do século XIX e início do século XX, mostram importantes projetos de construção, incluindo projetos de edifícios residenciais na Roonstrasse e Bismarckstrasse, bem como plantas de sítios históricos para o redesenho da praça em frente à Igreja do Redentor. Estes documentos, elaborados com diferentes técnicas, apresentam por vezes danos significativos, o que torna o restauro ainda mais importante.

A restauração está sendo realizada pelo restaurador de papel de Potsdam, Engelmann-Stellmacher, que tem talento para o desafio de proteger esses documentos cultural e historicamente valiosos. A Potsdam Plan Collection Foundation, fundada em 2010, dá um contributo indispensável à investigação e preservação de monumentos em Brandemburgo com as suas iniciativas de preservação, cuidado e documentação científica.

Um legado importante

A história da coleção de plantas remonta a 1990, quando foi lançada pelo “Escritório de Preservação de Monumentos” da capital do estado, Potsdam. No início, a coleção incluía restos de acervos de arquivos anteriores. Em 1991, Detlef Schöning entregou os arquivos da empresa de sua família ao Escritório de Monumentos, o que deu um forte impulso ao acervo.

Com 5.800 folhas, a maioria delas de desenhos arquitetônicos, o acervo de plantas ganhou destaque nas pesquisas. Foi colocado sob proteção em 2005 e já continha mais de 30 mil plantas e desenhos. Esta coleção, que fascina cientistas e interessados, tem um grande significado histórico e artístico.

No geral, a coleção de plantas não é apenas um local para guardar memórias, mas também um testemunho do desenvolvimento arquitetônico de Potsdam, que será ampliado ainda mais nos próximos anos. Porque como diz o ditado: Há algo a acontecer – no melhor sentido da palavra para a preservação dos monumentos e do património cultural da nossa cidade.

Mais informações podem ser encontradas no site da fundação e dos restauradores, que relatam muito sobre este emocionante trabalho: denkmalschutz.de, mrziglod-restorators.de.