30 anos de educação infantil: Uma celebração da inclusão no Oberlinhaus!
No dia 5 de julho de 2025, o Oberlinhaus em Potsdam comemorou 30 anos de educação infantil e promove a aprendizagem inclusiva para as famílias.

30 anos de educação infantil: Uma celebração da inclusão no Oberlinhaus!
Uma ocasião notável foi recentemente celebrada em Potsdam: o apoio à primeira infância em Oberlinhaus relembra 30 anos de sucesso. Sendo uma das primeiras ofertas do género na região, o Oberlinhaus tornou-se conhecido com os seus três locais em Potsdam-Babelsberg, Potsdam-Nord e Werder. São mais de 70 especialistas que acompanham e apoiam mais de 650 famílias todos os anos. Juliane Höpfner, diretora administrativa da Lebenswelten, enfatizou a importância do apoio precoce para permitir a participação desde o início. A procura crescente torna estas ofertas essenciais – não apenas para as crianças, mas para as suas famílias.
A cerimónia foi uma mistura colorida de saudações e contribuições de especialistas que se centraram no desenvolvimento da intervenção precoce e na importância da prática inclusiva. Armin Sohns, Professor de Intervenção Precoce, falou sobre o desenvolvimento positivo na intervenção precoce. Mensagens de vídeo, inclusive de Gitta Hüttmann, chefe do escritório supra-regional de intervenção precoce no estado de Brandemburgo, enriqueceram o evento. Parceiros como a AWO e a EJF também estiveram presentes para celebrar a colaboração bem-sucedida. A contribuição de uma família afectada, que descreveu de forma impressionante as suas experiências com a intervenção precoce, foi particularmente comovente.
Uma gama diversificada de financiamento
O Oberlinhaus não oferece apenas uma abordagem de apoio geral, mas também opções de apoio especializado específico para o autismo. A satisfação de interesses e necessidades é possível através de processos inovadores como o Picture Exchange Communication System (PECS). Este processo ajuda crianças com autismo na primeira infância ou transtornos graves do espectro do autismo a aprender o básico da comunicação. Usando cartões ilustrados e reforços individuais, como elogios ou jogos, as crianças são ajudadas a expressar claramente os seus desejos e necessidades. Isto não só promove as competências linguísticas, mas também a confiança nas suas próprias capacidades de comunicação.
A importância de que as crianças com perturbações do espectro do autismo sejam bem apoiadas na vida escolar quotidiana reflecte-se sobretudo nos projectos e iniciativas que estão a ser implementados nos vários estados federais. No servidor educacional você encontrará informações completas sobre oportunidades de financiamento, projetos para ensino inclusivo e assistência adicional para professores. Um projeto particularmente relevante é “Diagnóstico de barreiras para alunos autistas em escolas inclusivas”, que visa identificar e reduzir obstáculos no quotidiano escolar. A necessidade de ofertas especiais de integração é também repetidamente enfatizada, a fim de promover a integração social e a independência das crianças.
Em suma, o 30º aniversário da educação infantil em Oberlinhaus mostra não só os sucessos dos últimos anos, mas também o compromisso com um futuro inclusivo. O lema é: Todas as pessoas têm o direito de participar – desde o início.