Agnes de Matuschka: Novo Presidente das Redes de Inovação da Europa!
Agnes de Matuschka: Novo Presidente das Redes de Inovação da Europa!
Em 5 de maio de 2025, Agnes de Matuschka, gerente de localização do Potsdam Science Park, foi eleito presidente da Divisão Europeia da IASP. Sua escolha caiu sobre ela com uma maioria absoluta e não sem razão: ela traz uma experiência enorme, especialmente no apoio de start-ups. Em Berlim, ela acompanhou mais de 100 fundações e iniciou um programa de incubação de start-up que provou ser um trampolim de verdade para idéias inovadoras. A partir de setembro de 2025, ela representará os interesses dos membros europeus da IASP por dois anos e trabalhará em estreita colaboração com a Diretoria Internacional para promover ainda mais a cultura de inovação na Europa.O que torna o Potsdam Science Park tão especial? Este local é um dos maiores parques científicos da região de Berlim-Brandenburg e se estende a mais de 50 hectares no distrito de Golm. Não apenas dois institutos de Fraunhofer e três institutos Max Planck estão movimentados aqui, mas também inúmeras empresas das áreas de ciências da vida, biotecnologia e novos materiais. As faculdades da Universidade de Potsdam, incluindo a matemática e científica e a faculdade de ciências da saúde, também contribuem para o cenário de inovação dinâmica. O crescente número de empresas no Science Park é um sinal claro do desejo de sucesso nesta área emergente.
Fortalecendo o ecossistema europeu de inovação
A Divisão Europeia da IASP desempenha um papel central no apoio ao ecossistema europeu de inovação como parte da Horizon Europe. A iniciativa “EIC Pilot aprimorada” do Conselho de Inovação Europeia é particularmente enfatizada, que visa ajudar inovadores e startups com novas idéias radicais. Essa iniciativa é considerada contemporânea e urgentemente necessária para colocar em prática o potencial de inovação da Europa e, assim, promover produtos e serviços de alto risco com potencial de crescimento internacional. A principal prioridade para Agnes de Matuschka e seus colegas será aumentar significativamente o apoio aos planos do Conselho Europeu e do EIC, a fim de tornar as ambições comuns mais bem -sucedidas. iasp enfatiza isso não apenas promove a força de inovação, mas a Europa supera.
Outro aspecto emocionante é a contínua de atividades de inovação local através das ações dos ecossistemas de inovação europeus 2023-2024. Estes são divididos nos alvos conectados, inovam e escala. O objetivo da Connect é criar um ecossistema de inovação fortemente em rede e inclusivo, enquanto o InnovSMes suporta PMEs inovadoras. E em escala, o trabalho está sendo realizado para fortalecer as conexões de rede dentro desses ecossistemas, a fim de promover o crescimento corporativo sustentável. Um projeto financiado na Scaleup é o Women Techeu - uma iniciativa que apoia especificamente as mulheres no setor de tecnologia. Ömea deixa claro o quão importante essa abordagem multilateral é para o potencial de inovação europeia.
Com Agnes de Matuschka à frente da Divisão Europeia da IASP, temos uma fase emocionante na qual as oportunidades de start-ups e empresas inovadoras na Europa poderiam aumentar significativamente. O futuro parece rosado para todos que são ativos no ambiente europeu de inovação!
Details | |
---|---|
Ort | Potsdam, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)