Alarme de poeira fina em Potsdam: Quão perigoso é o ar hoje?

Alarme de poeira fina em Potsdam: Quão perigoso é o ar hoje?

Atualmente, a qualidade do ar em Potsdam é o foco da atenção, especialmente os valores de poeira finos, que, em 15 de junho de 2025, foram registrados pela estação de medição no Centro de Potsdam. Na última pesquisa, ficou claro que o limite de 50 microgramas por metro cúbico de ar para poeira fina (PM10) não deve ser excedida facilmente. De acordo com maz-online.de É permitido exceder esse valor 35 vezes por ano, o que sublinha a relevância do monitoramento contínuo.

A qualidade do ar não é apenas determinada por poeira fina, mas também por dióxido de nitrogênio e ozônio. Com esses poluentes, também existem valores limitados claros que são definidos para cada categoria de "muito ruim" para "muito bom". Um exemplo: os valores para dióxido de nitrogênio acima de 200 μg/m³ são classificados como prejudiciais à saúde, enquanto valores abaixo de 50 μg/m³ exibem uma boa qualidade do ar.

Horas de horas e recomendações de saúde

As medições que ocorrem a cada hora oferecem à população uma maneira valiosa de verificar a qualidade atual do ar. De acordo com luftdaten.brandenburg.de Os dados são atualizados ao vivo, mas esses são valores provisórios que são finalizados após um controle de qualidade.
Além disso, o desenvolvimento na UE mostrou que cerca de 240.000 mortes prematuras são devidas ao ônus da poeira fina. O seguinte se aplica à população: no caso de qualidade "pobre" do ar, grupos sensíveis de pessoas como asmáticos ou cidadãos mais velhos devem evitar o esforço físico ao ar livre, tanto quanto possível. No caso de qualidade do ar "moderada", nenhuma ameaça à saúde imediata pode ser esperada, mas as precauções também devem ser tomadas aqui.

Se a qualidade do ar deve ser classificada como "muito ruim", é aconselhável evitar completamente o esforço físico ao ar livre. Essas recomendações são particularmente importantes, especialmente nas áreas urbanas, onde a poluição do ar é um problema recorrente.

Desenvolvimentos de longo prazo e objetivos da UE

No nível europeu, os dados mostram que os efeitos da saúde melhoram através da exposição a longo prazo a esses poluentes. Entre 2005 e 2022, o número de mortes caiu mais de 45 % devido à poeira fina, o que gera esperança. Mas a poluição do ar continua sendo o maior risco à saúde ambiental da Europa. Estima -se que houve cerca de 239.000 mortes em 2022, que foram devidas a poeira fina se as diretrizes da OMS não fossem observadas.

Para melhorar essa situação, a UE busca seu plano de ação poluente zero para reduzir o número de mortes por poluição do ar em 55 % até 2030. Uma olhada na qualidade do ar mostra que ainda há muito o que fazer para proteger a população dos perigos do ar prejudicado.

Com medidas para reduzir as emissões, espera -se melhorar significativamente não apenas a situação ecológica, mas também a saúde. Continua sendo emocionante como a qualidade do ar em Potsdam e, portanto, em muitas cidades da Europa se desenvolverá nos próximos anos. É feito um começo, mas os objetivos de longo prazo são desafiadores e exigem o compromisso de todos.

Details
OrtPotsdam, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)