Comemoração em Potsdam: Memórias do Muro e suas vítimas
Potsdam comemorará a construção do Muro em 10 de agosto de 2025 com vários eventos para comemorar a divisão da Alemanha.

Comemoração em Potsdam: Memórias do Muro e suas vítimas
Esta semana, acontece em Potsdam uma extensa comemoração da construção do Muro de Berlim, que se tornou realidade em 13 de agosto de 1961. Esta medida foi decidida sob a liderança de Walter Ulbricht, governante da RDA. Funcionários e historiadores recordam a sua infame declaração de que “ninguém tinha qualquer intenção de construir um muro” – uma mentira que mais tarde foi descrita como uma das maiores do género, como relata Tagesspiegel. Apenas dois meses antes, Ulbricht assegurou numa conferência de imprensa que tais planos não existiam, enquanto a RDA já estava a avançar com o encerramento da sua fronteira com Berlim Ocidental.
O pano de fundo para esta decisão foram as quase 300 tentativas de fuga diárias por parte de cidadãos da RDA que queriam fugir para o Ocidente. Este movimento migratório apresentou enormes desafios económicos à RDA, o que acabou por levar a liderança a fechar a fronteira. Por esta razão, Ulbricht pressionou pelo apoio da liderança soviética, como relata SWR. Em 11 de agosto de 1961 foram iniciadas as medidas necessárias para a construção do muro.
Comemorações e eventos
Vários eventos acontecem no âmbito das semanas de comemoração. Na terça-feira, 12 de agosto, um evento memorial acontecerá em Berlim-Spandau, na esquina da Heerstrasse com a Bergstrasse, no qual também estará presente o conselheiro de construção de Potsdam, Bernd Rubelt. Isto é apenas parte do extenso programa que culmina na quarta-feira, 13 de agosto, com um serviço memorial no Monumento ao Muro de Griebnitzsee, às 13h. Isto é organizado pelo fórum para o exame crítico da história da RDA no estado de Brandemburgo, e Silvana Hilliger e Manfred Kruczek aparecerão como palestrantes, como Tagesspiegel informa.
O pomposo dia memorial termina às 14h. na Ponte Glienicke, que contará também com a presença de Hagenwegewitz, presidente da Câmara Municipal, e Torsten Wiegel, representante cultural. Além disso, uma comemoração conjunta da construção do Muro em Dallgow-Döberitz será realizada à noite. O prefeito de Potsdam, Burkhard Exner, também participará deste evento, que tem sido um lembrete constante da divisão e suas consequências desde 2014.
A construção do muro
A construção do muro em si não foi apenas uma decisão da liderança da RDA, mas foi feita em estreita coordenação com a União Soviética. Ulbricht pressionou durante anos para que a fronteira fosse fechada, e a decisão foi finalmente aprovada em Moscou, mas a seu pedido expresso. Os historiadores argumentam que as exigências de Ulbricht e a pressão económica sobre a RDA foram os fatores decisivos para isso, de acordo com a análise em bpb.
O muro rapidamente se tornou um símbolo da separação entre Oriente e Ocidente e da tirania do regime comunista. Centenas de pessoas perderam a vida tentando superar o muro. Estas memórias tristes e dolorosas estão no centro dos acontecimentos comemorativos atuais e são um apelo urgente a não esquecer a história e a aprender com ela.