Bem-estar juvenil em diálogo: Do ​​que precisam as nossas crianças em Potsdam?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O 2.º diálogo regional sobre o bem-estar dos jovens terá lugar em Potsdam, no dia 12 de novembro de 2025. O objetivo é trocar ideias sobre as necessidades dos jovens.

Am 12. November 2025 findet in Potsdam der 2. Regionaldialog der Jugendhilfe statt. Ziel ist der Austausch über die Bedürfnisse junger Menschen.
O 2.º diálogo regional sobre o bem-estar dos jovens terá lugar em Potsdam, no dia 12 de novembro de 2025. O objetivo é trocar ideias sobre as necessidades dos jovens.

Bem-estar juvenil em diálogo: Do ​​que precisam as nossas crianças em Potsdam?

O 2º diálogo regional sobre o bem-estar dos jovens terá lugar em Potsdam no dia 12 de novembro de 2025. O diálogo, que está planeado a partir das 13h00. às 16h00 no Freizeit Meeting Point, Am Neuen Garten 64, destina-se a atores locais de bem-estar juvenil das partes norte da cidade. O Conselheiro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Torsten Wiegel, também estará presente e envolvido na promoção do intercâmbio. Este formato pretende fornecer uma plataforma para melhor compreender e discutir as necessidades das crianças, jovens e famílias.

O primeiro diálogo regional teve lugar em junho de 2023 e reuniu 92 participantes que trocaram opiniões sobre nove temas relevantes. Os pontos-chave incluíram locais e espaços para jovens, o cuidado das crianças e aspectos de prevenção da violência. A resposta positiva dos participantes mostra que existe uma clara necessidade de tais formatos de intercâmbio. Os resultados deste primeiro evento serão processados ​​e repassados ​​às estruturas de participação relevantes, o que promove um diálogo contínuo para melhorar as condições de vida dos jovens em Potsdam.

Os temas do diálogo

Este ano, os temas dos primeiros diálogos estão mais uma vez em foco, com os desejos e necessidades específicos dos atores já identificados antecipadamente. Os organizadores contam com uma atmosfera aberta e cooperativa em que ouvir e criar em conjunto são a principal prioridade. O objetivo é identificar e enfrentar os desafios mais importantes no apoio às famílias e às crianças.

Educação e direitos humanos na sala de aula

Num contexto mais amplo, uma discussão atual destaca o papel da educação em termos de direitos humanos. Como enfatizou Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Por ocasião do próximo Dia dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, incentivamos as pessoas a abordarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos em sala de aula. Esta abordagem pretende não só transmitir conhecimento, mas também desenvolver cidadãos independentes e pensantes que contribuam ativamente para a sociedade.

Os professores são aconselhados a usar métodos criativos para tornar os tópicos de direitos humanos tangíveis para os alunos. Estes incluem, entre outras coisas, projetos interativos em que os alunos processam o conhecimento sobre os direitos e o seu significado e o expressam com as suas próprias palavras. Desta forma, a educação não é apenas transmitida, mas vivenciada ativamente.

Abordagens interativas para promover o engajamento

Outra tendência interessante na educação é o uso de questionários. Esses elementos interativos aumentam o envolvimento do usuário e aumentam o tempo gasto em plataformas educacionais. Através de perguntas específicas e abordagens lúdicas, o conteúdo pode ser transmitido de forma mais sustentável e o interesse em tópicos complexos pode ser promovido. Tais métodos também poderiam ser incorporados nas ofertas educativas no diálogo regional.

No geral, é claro que tanto o bem-estar como a educação dos jovens em Potsdam e noutros locais têm um interesse vital na promoção do diálogo e na procura conjunta de soluções. Os próximos eventos poderão representar passos cruciais para melhorar a vida dos jovens, ao mesmo tempo que aumentam a sensibilização para questões importantes como os direitos humanos.

Para mais informações sobre o diálogo regional, recomendamos visitar o anúncio detalhado no site da cidade de Potsdam: Potsdam.de, e para abordagens pedagógicas à educação em direitos humanos, dê uma olhada Professores Primeiro. Se você quiser saber mais sobre os benefícios dos questionários interativos, recomendamos que leia as informações em Commoninja para ler.