Criminoso condenado retorna voluntariamente após escapar da prisão de Tegel
Um criminoso de 39 anos da prisão de Tegel regressou voluntariamente após uma libertação fracassada. Detalhes sobre o incidente.

Criminoso condenado retorna voluntariamente após escapar da prisão de Tegel
Um criminoso de 39 anos ganhou as manchetes hoje, 16 de junho de 2025. Depois de não retornar durante uma saída desacompanhada do Centro Correcional de Tegel (JVA) há uma semana, o homem se entregou novamente à polícia por sua própria vontade. Isto é confirmado pela administração judicial de Berlim rbb24 relatado.
O homem estava preso na prisão de Tegel desde 2018 e foi condenado a cinco anos de prisão por dois atos de roubo. O seu mau comportamento no passado levou à suspensão da execução de outra pena que havia sido imposta por agressão sexual e lesões corporais. No Domingo de Pentecostes, 8 de junho, ele aproveitou um dia de folga, mas não voltou conforme planejado. Tais incidentes não são incomuns em Tegel, para onde outros criminosos já fugiram durante suas saídas. Espelho Diário relatado.
Uma retrospectiva dos resultados anteriores
O homem de 39 anos desfruta de saídas desacompanhadas desde setembro de 2024 e exerceu efetivamente o seu direito – saiu da prisão um total de 94 vezes. Até este incidente, ele sempre retornava de forma confiável. A polícia lançou uma busca por ele, mas agora está obsoleta porque ele se entregou voluntariamente.
Uma análise das estatísticas mostra que o número de criminosos presos na Alemanha está em constante crescimento. De acordo com isso relatório estatístico da Destatis Em 31 de março de 2023, inúmeras pessoas foram presas por penas de prisão ou penas de juventude, o que sublinha os desafios do sistema penal.
No passado, ocorreram vários incidentes na prisão de Tegel em que criminosos condenados não regressaram. Em junho de 2024, um duplo assassino e um prisioneiro estuprado escaparam durante uma saída semelhante e só foram capturados após vários dias. Tais incidentes levantam questões sobre a segurança e o manejo do acesso externo.
O regresso do homem de 39 anos pode ser visto como um raio de esperança na discussão sobre as estratégias de repatriamento dos delinquentes. No entanto, se há lições a serem aprendidas com este incidente para versões futuras, é necessário um exame detalhado.