Alerta vermelho em Prignitz: gripe aviária obriga estábulos!
A gripe aviária está se espalhando em Prignitz; A partir de 29 de outubro, as aves deverão ser mantidas em estábulos para reduzir o risco.

Alerta vermelho em Prignitz: gripe aviária obriga estábulos!
As preocupações com a gripe aviária estão aumentando no distrito de Prignitz. O surto do temido vírus foi detectado na região, o que está agora a levar a medidas de longo alcance. De acordo com maz-online.de, o perigoso vírus H5N1 foi confirmado em guindastes mortos que estão na natureza desde 23 de outubro Áreas de descanso foram encontradas ao longo do Elba. Isto significa que as preocupações dos proprietários de animais e amantes da natureza na região têm um fundo sério.
A partir da próxima quarta-feira, dia 29 de outubro, entrará em vigor um despacho geral sobre doenças animais. Isto exige que todas as aves sejam alojadas imediatamente. Isto significa que galinhas, perus, pintadas, perdizes, faisões, ratites, codornizes, patos e gansos devem agora ser mantidos em casas fechadas ou sob dispositivos de protecção especiais. Estas guardas devem ter uma cobertura estanque e barreiras laterais para evitar o contacto com aves selvagens. Exceções só são possíveis com aprovação por escrito do Departamento de Supervisão Veterinária e Defesa do Consumidor, conforme relatado por nordkurier.de.
Alto perigo para aves comerciais
O Instituto Friedrich Loeffler classificou como alto o risco de introdução do vírus nas granjas. Mesmo pequenas quantidades de material contaminado podem causar um surto. Os riscos são particularmente elevados perto de locais de descanso e reunião, massas de água e em áreas com elevada densidade de aves de capoeira. A caça de aves de caça está temporariamente proibida em toda a área afetada para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
O distrito de Prignitz destacou que os avicultores devem registrar seus rebanhos no consultório veterinário. As aves mortas não devem ser tocadas; Em vez disso, é importante um relatório com uma descrição precisa do local. Os interessados podem entrar em contato com as autoridades responsáveis pelo telefone 03876/713402 ou pelo e-mail veterinaeramt@lkprignitz.de. As violações destas medidas podem ser punidas como contra-ordenações.
Spread atual na Alemanha
A gripe aviária está se espalhando cada vez mais na Alemanha. Em vários estados federais, incluindo Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, numerosos animais foram mortos para conter a propagação do vírus. Numa exploração avícola em Baden-Württemberg, 15.000 animais tiveram de ser sacrificados, enquanto na Baixa Saxónia mais de 20.500 perus também foram mortos por razões de saúde, como relata tagesschau.de. No total, mais de 200 mil galinhas, gansos, patos e perus já foram eliminados neste outono devido a surtos.
Os avicultores do distrito de Prignitz e de outras regiões afetadas são convidados a aderir a medidas especiais de higiene, a fim de evitar o contacto com aves selvagens. Estas prevenções são cruciais para conter a propagação do vírus o mais rapidamente possível e para garantir a saúde animal e a segurança agrícola.