Três casos de gripe aviária confirmados no distrito de Prignitz! Medidas de proteção necessárias!
Três casos de gripe aviária (H5N1) foram confirmados no distrito de Prignitz. Novas regulamentações de proteção para avicultores serão aplicadas a partir de quarta-feira.

Três casos de gripe aviária confirmados no distrito de Prignitz! Medidas de proteção necessárias!
A gripe aviária está causando agitação no distrito de Prignitz. Como Correio do Norte relatado, três casos confirmados foram detectados em aves selvagens. A confirmação foi fornecida pelo Instituto Friedrich Loeffler. Um decreto geral abrangente sobre doenças animais entrará em vigor a partir de quarta-feira.
Para os avicultores, isto significa especificamente: galinhas, perus, pintadas, perdizes, faisões, ratites, codornizes, patos e gansos devem agora ser mantidos em estábulos fechados ou sob dispositivos de protecção especiais. Estas guardas devem ter uma cobertura estanque e barreiras laterais para impedir a entrada de aves selvagens.
Regulamentos e obrigações para proprietários de animais
Existem requisitos rigorosos por parte das autoridades responsáveis. Os proprietários de aves devem registrar seu rebanho na Superintendência de Vigilância Veterinária e Defesa do Consumidor. Exceções aos regulamentos de parada só são permitidas com aprovação por escrito. Além disso, a caça de aves de caça é proibida para evitar que a doença se espalhe ainda mais.
A gripe aviária é causada pelo vírus H5N1, que representa uma ameaça particular para as galinhas e é frequentemente fatal. Como rbb24 Segundo relatórios, o perigo é agravado pela crescente agressividade e contagiosidade do vírus, o que levou a um número recorde de mortes de aves nos últimos anos. A situação é particularmente perigosa durante os meses de outono, uma vez que o vírus se espalha cada vez mais durante a migração das aves.
Regras de conduta ao lidar com aves selvagens
Também é importante que as aves mortas não sejam, em circunstância alguma, tocadas. Em vez disso, estes devem ser comunicados imediatamente com uma descrição precisa do local onde foram encontrados. O contacto com animais doentes deve ser evitado, se possível, e o Gabinete do Ambiente do Estado de Brandemburgo recomenda evitar áreas de descanso para aves selvagens. Isto é particularmente verdadeiro para os criadores de aves que precisam de proteger os seus animais do vírus.
A actual epidemia de gripe aviária está a espalhar-se por vários estados federais, começando em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo. 150.000 animais já tiveram de ser mortos devido a surtos em grandes explorações. Mesmo que o vírus seja considerado menos perigoso para os seres humanos, os produtos avícolas devem ser sempre bem cozinhados.
No geral, a situação é grave: estima-se que cerca de 2.000 grous já morreram de gripe aviária na Alemanha. Não só as populações de aves selvagens sofrem, como a indústria avícola também é gravemente afetada, uma vez que as empresas afetadas não estão autorizadas a vender quaisquer produtos. No entanto, os proprietários recebem uma indemnização pelos animais mortos, o que é pelo menos um pequeno raio de esperança na situação actual.
Enquanto acompanhamos de perto a evolução da situação, só podemos esperar que esta situação possa em breve ser controlada. A gripe aviária é um problema grave que não afecta apenas a agricultura, mas também põe em perigo a nossa natureza nativa.