Nova parada de caminhões em Karstädt: grande projeto com futuro incerto!
Hoyer adia indefinidamente a construção da parada de caminhões em Karstädt, motivo: conclusão posterior da saída A14.

Nova parada de caminhões em Karstädt: grande projeto com futuro incerto!
Um grande projeto está suspenso no município de Karstädt: a construção prevista de uma paragem de camiões na A14 teve de ser adiada indefinidamente. O primeiro investidor, o Grupo Lohmann da Saxônia-Anhalt, retirou-se durante a pandemia corona. Agora, o segundo investidor, Hoyer SE, também considera não prosseguir com a implementação do projeto. Alto Correio do Norte Hoyer pagou um preço de compra ao município em 2021, depois de ter comprado a propriedade de Lohmann anteriormente. A licença de construção já estava disponível, mas a construção estava prevista para começar em agosto de 2023.
No entanto, a situação em torno da paragem planeada dos camiões é problemática. Em maio de 2024, o projeto de construção foi adiado devido a atrasos na conclusão da saída da autoestrada Karstädt, que só será concluída em 2029, no mínimo. O porta-voz de imprensa Thomas Hartmann von Hoyer afirmou que sem esta saída a construção da parada de caminhões não seria possível. Em vez disso, a empresa está atualmente focada em outras localidades onde a demanda é maior, mas permanece em diálogo com os representantes locais. A rescisão do contrato de compra não pode ser descartada por nenhuma das partes.
Infraestrutura e requisitos planejados
A parada de caminhões seria construída em um terreno de 1,8 hectares e ofereceria uma ampla gama de serviços aos viajantes. Os planos incluíam, entre outras coisas, um parque de tanques subterrâneo com 300.000 litros, campos de tanques separados com quatro pistas para caminhões e seis carros, bem como vagas de estacionamento para 30 caminhões e 24 carros. Um parque de lavagem automóvel com estação de lavagem e quatro boxes de limpeza de automóveis self-service, bem como uma zona de restauração com 20 lugares e refeições ao ar livre também fizeram parte dos planos. Märkische Allgemeine informado.
Os planos incluíam também opções modernas de carregamento para veículos eléctricos e preparação para hidrogénio e GNL. Estes preparativos são importantes no contexto da atual transição dos transportes, uma vez que as paragens de camiões são mais do que apenas postos de gasolina. De acordo com isso parada de caminhão No futuro, poderosas estações de carregamento rápido para veículos eléctricos terão de ser expandidas para satisfazer as exigências do tráfego moderno. Existem atualmente mais de 1.100 pontos de carregamento disponíveis nas paradas de caminhões VEDA.
Um olhar para o futuro
Os desenvolvimentos em torno do Autohof em Karstädt levantam questões sobre o futuro do projeto. Mesmo se voltarmos ao projecto, ainda não está claro quais os requisitos de combustível e de propulsão dos veículos que poderão influenciar o planeamento. Hoyer continuará monitorando a situação política para tomar novas decisões para o local, se necessário. Resta saber se Karstädt poderá prosperar como local para uma parada de caminhões no futuro ou se os planos terão que ser finalmente abandonados.