Gripe aviária: estábulos obrigatórios em Brandemburgo causam grande agitação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandemburgo está tomando medidas contra a gripe aviária: estábulos obrigatórios em Prignitz e arredores a partir de 28 de outubro de 2025 para proteger as aves.

Brandenburg ergreift Maßnahmen gegen die Vogelgrippe: Stallpflicht in Prignitz und Umgebung ab 28.10.2025 zum Schutz von Geflügel.
Brandemburgo está tomando medidas contra a gripe aviária: estábulos obrigatórios em Prignitz e arredores a partir de 28 de outubro de 2025 para proteger as aves.

Gripe aviária: estábulos obrigatórios em Brandemburgo causam grande agitação!

A ameaça da gripe aviária está novamente na boca de todos. Atualmente, vários distritos de Brandemburgo e a cidade de Potsdam ordenaram que as granjas avícolas tenham estábulos. Esta medida drástica aplica-se a partir de quarta-feira e afeta todas as áreas onde são mantidas aves de capoeira ou outras aves. As aves devem ser alojadas em estábulos fechados ou em instalações adequadas para evitar o contacto com aves selvagens e para cumprir medidas de higiene. Correio do Norte informa sobre este regulamento, que se aplica nos distritos de Ostprignitz-Ruppin, Prignitz, Spree-Neiße e Cottbus.

O pano de fundo para esta exigência estável são relatórios alarmantes sobre a propagação da gripe aviária na Alemanha. Os especialistas sublinham que o vírus foi introduzido principalmente por grous selvagens quando migravam para zonas mais quentes. Brandeburgo é particularmente afectado, o que resultou na morte de dezenas de milhares de patos e frangos de corte em várias explorações, a fim de impedir a propagação do vírus. Os danos económicos são agora consideráveis ​​e a Ministra da Agricultura de Brandemburgo, Hanka Mittelstädt (SPD), alerta para uma possível implantação a nível nacional.

Medidas de proteção avançadas

Tendo em conta a situação atual, especialistas e avicultores apelam ao aumento das medidas de proteção. SRF relata que alguns estados federais estão registrando os maiores surtos de gripe aviária em aves selvagens. Portanto, seriam necessários requisitos nacionais de alojamento para animais de criação criados em liberdade para evitar a propagação do vírus, de acordo com Georg Heitlinger, da Associação Estadual da Indústria Avícola de Baden-Württemberg. Na Alemanha, mais de 200 mil animais, incluindo galinhas, gansos e patos, foram mortos devido a epidemias de gripe aviária.

Em comparação, a situação na Suíça parece um pouco mais optimista, onde até agora não foram registados casos de gripe aviária neste Outono. No entanto, também são esperados possíveis casos quando chegam aves migratórias. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) elevou a avaliação de risco para a Alemanha para um nível elevado, o que torna muito claro que a gripe aviária é generalizada durante todo o ano e aumenta particularmente de intensidade no Outono, durante a migração das aves.

A indústria avícola enfrenta um momento desafiador e resta saber que medidas adicionais serão tomadas para apoiar os rebanhos avícolas e a agricultura na Alemanha. Uma abordagem bem planeada a esta crise poderá ser crucial para evitar um novo aumento dos danos económicos.