Choque de demissão em Falkenberg: o prefeito Bawey desiste!
O prefeito de Falkenberg/Elster, Stephan Bawey, renuncia devido a conflitos com o município.

Choque de demissão em Falkenberg: o prefeito Bawey desiste!
As ondas políticas atingem fortemente Falkenberg/Elster. O prefeito honorário Stephan Bawey da Associação de Eleitores Independentes (UVK) anunciou sua renúncia na sexta-feira, 11 de julho de 2025. A decisão foi anunciada aos vereadores na véspera e está causando grande entusiasmo na região. O que os cidadãos têm agora de pensar é o contexto desta etapa.
A demissão de Bawey deve-se principalmente ao facto de, na sua opinião, o município de Liebenwerda estar a dificultar significativamente o seu trabalho como presidente da Câmara. Este município associativo, criado pelo estado de Brandemburgo em 2020, inclui as cidades de Bad Liebenwerda, Falkenberg/Elster, Mühlberg/Elbe e Uebigau-Wahrenbrück. Os problemas de cooperação indicam que a estrutura administrativa não funciona de forma óptima e que as preocupações de Falkenberg não são suficientemente reconhecidas.
Mudanças no conselho
A cidade de Falkenberg planeja discutir uma possível saída do município na próxima reunião. Isto poderia ter efeitos de longo alcance na independência administrativa da cidade. Já existe especulação sobre o desenvolvimento, e muitos cidadãos estão ansiosos pelas próximas discussões, que também são vistas pelos actores políticos como uma oportunidade para remodelar a política local.
Espera-se que um novo prefeito honorário tome posse até o quarto trimestre de 2025, o mais tardar. A posição apresenta desafios e oportunidades para potenciais sucessores liderarem a comunidade com uma lufada de ar fresco. Em Brandemburgo, as reuniões dos presidentes de câmara são de grande importância porque os decisores não só representam as suas comunidades, mas também são a ponte entre os cidadãos e a administração.
Uma olhada na eleição para prefeito
O cargo de prefeito em Brandemburgo é claramente definido por uma base jurídica. Os prefeitos voluntários são eleitos por cinco anos, enquanto os prefeitos em tempo integral permanecem no cargo por um período de oito anos. As tarefas incluem, entre outras coisas, a gestão do conselho municipal e a representação na comissão oficial. De acordo com Educação Política Brandenburg, qualidades pessoais como decência, confiabilidade e proximidade com os cidadãos são particularmente importantes para o cargo. Mesmo que não haja formação profissional específica para prefeitos, há necessidade de pessoas comprometidas que possam construir uma forte ligação com a sua comunidade.
No geral, a demissão de Bawey mostra quão importante é uma estrutura administrativa funcional e quão estreita deve ser a cooperação entre as comunidades e o município. As discussões em Falkenberg deverão continuar a crescer em intensidade, à medida que os cidadãos da cidade prestam muita atenção aos desenvolvimentos que afectam o seu cenário político. Resta esperar que a situação política se resolva rapidamente e que a vontade do povo venha à tona.
Você pode encontrar mais informações sobre a renúncia e os desenvolvimentos atuais nos relatórios de Tagesschau e LR On-line.