O Projeto Zorja começa: Aprenda Sorbian para o futuro de Lausitz!
O Projeto Zorja começa: Aprenda Sorbian para o futuro de Lausitz!
Dissen, Deutschland - O Projeto de Idioma "Zorja" em Disc, que está comprometido em promover a linguagem ameaçada de maneira baixa e acadrônica, inicia a segunda rodada hoje e dura um total de dez meses. Este projeto, promovido por uma bolsa de estudos, pretende ganhar cerca de mil novos oradores no idioma mais baixo da Sorbian até 2050. Maximilian Hassacky, o gerente do projeto, destaca a importância da cultura e da linguagem sorbiana para a região de Lausitz e enfatiza o quão importante é manter essas tradições linguísticas. De acordo com [rbb24] (https://www.rbb24.de/panorama/biebtrag/2025/06/zorja Language Project-Sorbisch-lernen-Dissen.htm/alt = amp.html), o programa é especialmente projetado para adultos que aprendem de segunda Isso é feito no histórico Vierseithhof em Dešno, onde os participantes não apenas experimentam ativamente a linguagem, mas também a cultura.
Os participantes vêm com uma grande variedade de conhecimentos anteriores. Alguns já aprenderam o sorbiano na escola, enquanto outros encontraram seu idioma por meio de conexões pessoais ou de outras regiões. Um objetivo realista para iniciantes sem conhecimento prévio é o nível B1; Na rodada passada, três participantes chegaram ao nível C1. Lisa Wimmer e Erik Bivour compartilham suas experiências positivas: Wimmer relatou que foi capaz de falar bem na vida cotidiana, enquanto Bivour experimentou uma rápida melhoria em suas habilidades linguísticas.
Métodos de aprendizado versátil e ofertas
O novo programa, que começa em 1º de setembro de 2025 e dura até 26 de junho de 2026, é organizado pelo ninho de idiomas em Disssen. O prazo de inscrição é executado até 23 de fevereiro de 2025, e há bolsas de estudo com base no BAFON ou no salário mínimo estatutário, que depende da respectiva qualificação profissional. Os participantes são apoiados por quatro treinadores de idiomas: dentro e um mentor pessoal, o So -chamado "Kmótš". O aprendizado ocorre de acordo com os princípios de aquisição de linguagem natural, sem o uso de listas de conhecimento ou vocabulário gramatical seco. O projeto de experiência dos participantes e atividades de aprendizado cultural que ocorrem de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e as 15:00.
Um coquetel de método colorido acompanha a aprendizagem: desde técnicas de ensino baseadas em movimento até atividades de contar histórias ao trabalho do projeto que promove a comunicação real. Além disso, excursões regulares são planejadas em toda a Lausitz, na qual os participantes podem usar e experimentar o idioma em seu contexto cultural. O almoço comunitário não apenas promove a aquisição de idiomas, mas também a interação dos participantes, que é complementada por cozinhar juntos.
Uma contribuição para a diversidade cultural
A língua sorbiana não é apenas um mero canal de comunicação, mas uma parte essencial da identidade do sorbiano. De acordo com os resultados de um projeto para a revitalização linguística de idiomas minoritários em Lausitz, fica claro que os mecanismos sociais e institucionais são de fundamental importância para manter a linguagem viva [sérbes-institut] (https://www.serbskiinstitut.de/projekte-kultiwissenschaften/sprachenpolitik-und-revititalization-von-mindkeit-im-jahrhinchndt-die-under-andere-westliche-mildersheit-mi-inverich A vida cotidiana em Lausitz é baseada nessa condição, o que significa que o projeto de idioma "Zorja" não apenas contribui para o desenvolvimento da linguagem, mas também para o entendimento intercultural.
Para a futura terceira rodada do projeto em setembro, já há considerações para iniciar um programa adicional que integra o Sorbian ao ensino de treinamento. Com essas iniciativas, um passo claro em direção a uma implementação mais forte do idioma mais baixo do Sorbian é levado ao cenário educacional. A esperança continua sendo que essas medidas fortalecem a comunidade de idiomas e, portanto, tenham soluções sustentáveis contra a perda de idiomas.
Details | |
---|---|
Ort | Dissen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)