Trump anuncia ataque histórico às instalações nucleares iranianas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O presidente dos EUA, Trump, anuncia ataques bem-sucedidos às instalações nucleares iranianas e apela à paz. Atual evolução do conflito no Irão.

US-Präsident Trump kündigt erfolgreiche Angriffe auf iranische Atomanlagen an und fordert Frieden. Aktuelle Entwicklungen im Iran-Konflikt.
O presidente dos EUA, Trump, anuncia ataques bem-sucedidos às instalações nucleares iranianas e apela à paz. Atual evolução do conflito no Irão.

Trump anuncia ataque histórico às instalações nucleares iranianas!

No final da noite de sábado, hora local (4h CEST), o presidente dos EUA, Donald Trump, dirigir-se-á à nação para informar sobre uma “operação militar extremamente bem sucedida no Irão”. No seu discurso, descreveu este momento como um “momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo inteiro”. Espelho Diário relatado.

Trump anunciou que os EUA atacaram instalações nucleares no Irão, incluindo a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordo. O ataque foi “muito bem-sucedido” e lançou “uma carga completa de bombas” sobre Fordo. Todas as aeronaves dos EUA envolvidas saíram com segurança do espaço aéreo iraniano, o que significa maior segurança para as tripulações envolvidas, disseram. notícias diárias.

Conflito entre Irã e Israel

As tensões entre Israel e o Irão aumentaram significativamente nas últimas semanas. Israel justifica os seus ataques aéreos com o objectivo de impedir o Irão de desenvolver armas nucleares, enquanto o Irão afirma que o seu programa nuclear serve fins pacíficos. Isto está a conduzir a tácticas perigosas na região, especialmente depois de a agência noticiosa iraniana Tasnim ter relatado que partes da instalação nuclear de Fordow foram atacadas.

Teerão já ameaçou ataques retaliatórios às forças dos EUA no Médio Oriente. Os ataques israelitas ocorridos na semana passada resultaram em mortes e feridos de ambos os lados. Além disso, o Irão aumentou significativamente o seu stock de urânio enriquecido para 60 por cento, enquanto é necessário um nível de enriquecimento de cerca de 90 por cento para construir armas nucleares. Jornal do sul da Alemanha pode ser visto.

Perspectivas futuras e negociações

Embora Trump expresse pessimismo sobre as negociações com o Irão e qualifique a posição iraniana de “inaceitável”, o governo dos EUA também planeia retirar alguns funcionários da embaixada em Bagdad para evitar possíveis retaliações. Trump sublinha que procura um novo acordo que garanta que o Irão não possa desenvolver uma arma nuclear.

Mas os desafios continuam grandes. Teerã anuncia que apresentará uma contraproposta e insiste no direito de enriquecer urânio. Por outro lado, não está claro se o Irão será autorizado a continuar a enriquecer ou se será forçado a desmantelar todas as instalações. O quadro é ainda mais complicado pela possibilidade de activação do mecanismo snapback por parte dos países europeus, o que poderia levar a novas sanções da ONU contra o Irão.

Tendo em conta estes desenvolvimentos, resta saber quais serão as reações que se seguirão ao discurso de Trump e se a situação irá diminuir.