Cottage in Seelübbe está em busca de ideias criativas – Faça parte da mudança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Seelübbe, uma casa de 46 m² procura ideias de uso criativas. A cidade de Prenzlau lança chamada de ideias nas redes sociais.

In Seelübbe sucht ein 46 m² großes Häuschen kreative Nutzungsideen. Stadt Prenzlau startet Social-Media-Aufruf zur Ideenfindung.
Em Seelübbe, uma casa de 46 m² procura ideias de uso criativas. A cidade de Prenzlau lança chamada de ideias nas redes sociais.

Cottage in Seelübbe está em busca de ideias criativas – Faça parte da mudança!

Em Seelübbe, uma cidade pitoresca perto de Prenzlau, uma casinha encantadora procura novas ideias e mentes criativas. Com uma área de 46 metros quadrados e equipamentos funcionais, incluindo instalações sanitárias e kitchenette, o edifício está pronto para ser reaproveitado para descobrir novos usos. Anteriormente era utilizado para restauração, mas agora a cidade de Prenzlau quer trazer uma lufada de ar fresco para os quartos. Susanne Ramm, a administradora municipal, tomou a iniciativa e deixa claro que convertê-lo em espaço habitacional pode ser complicado, mas não impossível. A convocatória nas redes sociais da cidade, convidando a população a contribuir com as suas ideias, já deu frutos, e há muitas sugestões criativas como um estúdio de arte ou uma sala de yoga. Os interessados ​​em participar neste projeto podem simplesmente contactar a cidade por email ou telefone. Um vídeo convidativo também dá uma primeira impressão da casa e de suas possibilidades.

Mas algo não está acontecendo apenas em Seelübbe. O espaço criativo também está a ser iluminado de uma nova forma para além das fronteiras da Baviera. O projeto “Repensar a Pátria” da Associação das Indústrias Culturais e Criativas da Baviera (BLVKK) aborda exatamente esta questão. Tem como objetivo desenvolver espaços criativos e fazer uso eficiente de espaços vagos. Para o efeito, foi lançado em Regensburg um novo website, que não só mostra onde reside o potencial oculto da região, mas também oferece redes úteis para trabalhadores culturais e start-ups. Stephanie Reiterer, gestora do projecto BLVKK, sublinha a importância de apoiar as zonas rurais e desenvolver estratégias a longo prazo para a utilização de edifícios vazios. Um exemplo é o mosteiro Frauenzell em Brennberg, que funciona como um espaço experimental de sociocultura e arte.

A criatividade como motor do desenvolvimento urbano

A crescente importância das indústrias culturais e criativas para o desenvolvimento urbano não se reflete apenas nas iniciativas mencionadas. Desde o início dos anos 2000, esta indústria tem sido vista como um recurso fundamental para o desenvolvimento económico local e regional. Os vários campos de ação influenciados pelas indústrias criativas vão desde o desenvolvimento de bairros até à política educativa e à cultura da participação. A abordagem em rede também é cada vez mais necessária para trazer criatividade ao desenvolvimento urbano. Surge um quadro estimulante, em que as cidades e as regiões são vistas como centros de conhecimento e criatividade, nos quais são oferecidas oportunidades de desenvolvimento aos intervenientes locais.

No âmbito do projeto “Cidade como Campus”, estamos atualmente a investigar como as administrações municipais podem promover ambientes e lugares criativos. Uma ampla gama de instrumentos é usada, incluindo laboratórios vivos e bairros criativos. Apoiado pelo Ministério Federal do Interior e por numerosos intervenientes locais e regionais, o objetivo é integrar o potencial não utilizado dos intervenientes criativos no desenvolvimento das cidades e dos bairros.

Com os esforços contínuos para encontrar usos criativos, não apenas em Seelübbe, mas também em todo o país, na Baviera e além, é claro: o futuro pertence aos visionários que dão nova vida a espaços vazios com a sua engenhosidade. Há um grande potencial aqui que está apenas esperando para ser aproveitado. Resta saber se as iniciativas criativas se concretizarão em Seelübbe ou na Baviera, mas uma coisa é certa: a procura por espaços criativos é elevada e as ofertas são bem-vindas.

Para mais informações sobre os projetos e oportunidades disponíveis em Seelübbe e no âmbito do projeto bávaro “Rethinking Homeland”, os interessados ​​podem visitar o site nordkurier.de, mittelbayerische.de e national-urban-development-policy.de visita.