Alarmes de calor: é assim que outros países se protegem do sol extremo!
Saiba como os países europeus estão a tomar medidas de proteção contra o calor no local de trabalho, enquanto a Alemanha carece de regulamentação.

Alarmes de calor: é assim que outros países se protegem do sol extremo!
O calor do Verão é um problema para muitas pessoas e, enquanto nós, na Alemanha, nos preparamos para isso, os nossos vizinhos do sul estão a analisar as medidas de protecção térmica, a fim de proteger a população. Espanha, Grécia, Itália e Turquia, em particular, dependem de estratégias impressionantes, como relata o Nordkurier. Enquanto lutamos com as temperaturas, estes países já estabeleceram procedimentos para melhor ajudar os seus cidadãos e trabalhadores no calor escaldante.
As coisas ficam sérias na Grécia quando os termómetros ultrapassam os 40 graus Celsius. Atrações turísticas populares, como a Acrópole, fecham durante o dia. Ao mesmo tempo, o Ministério do Trabalho grego está a abrir ao público edifícios com ar condicionado para oferecer às pessoas um local fresco para se refugiarem. As normas trabalhistas também são mais rígidas aqui: o trabalho ao ar livre é proibido entre as 12h e as 12h. e 17h Se isto for violado, o empregador enfrenta penalidades de até 2.000 euros por empregado afetado.
Estratégias do Sul para proteção contra o calor
Espanha reforçou os regulamentos legais sobre proteção térmica em agosto de 2023. Onde quer que ainda haja discussão nas nossas latitudes, Espanha está a tomar medidas concretas: em caso de avisos de calor - especialmente ao meio-dia - os empregadores devem limitar ou interromper o trabalho ao ar livre. Estas verificações não são isentas de consequências, já que as sanções por infrações podem atingir quase um milhão de euros. Aqui entra em jogo a tradição espanhola da sesta, como nota o Frankfurter Rundschau, que para muitos é considerada um período de descanso necessário nas tardes quentes.
As alterações à legislação laboral francesa também estão em vigor desde 1 de julho de 2025. Os empregadores públicos são obrigados a fornecer pelo menos três litros de água por trabalhador se não houver água potável corrente no local. Isto demonstra a responsabilidade por parte dos empregadores, que não só têm de cuidar dos seus empregados, mas também devem ser responsáveis pela sua saúde.
Regulamentações em outros países
- Kroatien: Es gibt keine einheitlichen gesetzlichen Regelungen, die Entscheidung liegt bei den Arbeitgebern.
- Ungarn: Hier werden detaillierte Vorschriften in Abhängigkeit von der Arbeitsintensität festgelegt.
- Slowenien: Es fehlen spezifische Bestimmungen für die Arbeit bei Hitze.
- Rumänien: Arbeitgeber müssen das Arbeitsprogramm anpassen und Trinkwasser bereitstellen.
- Serbien: Bei Verstößen gegen den Hitzeschutz drohen Strafen bis zu 17.000 Euro.
- Türkei: In der Landwirtschaft wird dazu geraten, die Mittagssonne zu meiden und ausreichend zu trinken.
No entanto, faltam requisitos legais claros no nosso próprio canteiro de obras. Embora o Serviço Meteorológico Alemão tenha emitido um alerta sobre o calor extremo em Julho e as autoridades médicas tenham sugerido uma sesta, o assunto na Alemanha permanece em espera por enquanto. Os empregadores têm o dever legal de cuidado, como relata o Frankfurter Rundschau, não sem razão. Mas você não encontrará nenhuma lei especial que regulamente bater “no calor”.
As medidas de proteção térmica seguem o princípio das medidas de proteção técnica, organizacional e pessoal, conhecido como princípio TOP, que o BGW explica online. Devem ser priorizadas medidas técnicas para reduzir a exposição relacionada ao calor. Se os locais de trabalho não estiverem equipados de forma ideal – seja com ventiladores, ar condicionado ou estações de consumo de bebidas – a proteção humana só virá mais tarde. Isto não afecta apenas os trabalhadores de escritório, mas também os trabalhadores da produção e do sector dos cuidados.
Os efeitos do calor na saúde não devem ser subestimados. Da desidratação à fadiga, à dificuldade de concentração e, em última análise, ao aumento dos fatores de estresse, eles podem tornar o ambiente de trabalho muito mais difícil. Esperemos que a Alemanha, inspirada pelos seus vizinhos do sul, apresente em breve um plano de acção claro sobre o calor para conseguir um bom acordo para todos - para garantir um desempenho excepcional e proteger a segurança dos funcionários.