Inclusão repensada: Heróis com deficiência inspiram o Uckermark!
No Uckermark, a associação Rasmaschu está comprometida com a inclusão. Uma nova brochura apresenta personalidades inspiradoras.

Inclusão repensada: Heróis com deficiência inspiram o Uckermark!
A inclusão é um tema que ganha cada vez mais importância - especialmente em projetos sociais e criativos que quebram barreiras e eliminam preconceitos. Um exemplo desse compromisso é o Rasmaschu Kultur- und Bildungsmanufaktur e.V. associação, que atua em Uckermark. A associação visa dar visibilidade e voz às pessoas com deficiência e já implementou com sucesso o projeto EasyWalk em Angermünde. Outro projeto está surgindo agora em Templin que persegue ambições semelhantes.
Particularmente digno de nota é o desenvolvimento de uma brochura digital intitulada “Aqui estou – facilitando a inclusão”. Esta brochura, patrocinada pela Aktion Mensch, está prevista para ser publicada em abril de 2026. Ela retrata dez pessoas com deficiência e mostra suas histórias de vida em linguagem simples, complementadas por filmes explicativos com atraentes animações em quadro branco. As personalidades apresentadas incluem a escritora surdocega Helen Keller, a atriz Carina Kühne com síndrome de Down e o atleta radical Aaron Fotheringham. Desta forma, pretende-se tornar visíveis diferentes tipos de deficiências.
Uma forte preocupação
O principal objetivo do projeto é incentivar as pessoas com deficiência e oferecer-lhes uma plataforma. A colaboração entre pessoas com e sem deficiência é vista como um componente central. O próprio grupo-alvo influencia a seleção das pessoas apresentadas e assume papéis ativos, por exemplo, pronunciando os textos dos filmes explicativos. No final de Outubro, marcos cruciais já tinham sido alcançados: os artigos biográficos estavam concluídos e as gravações de voz estavam prestes a ser concluídas. A animação e a música do filme estão sendo trabalhadas.
A integração e a inclusão das pessoas com deficiência não são apenas importantes no âmbito do projecto Rasmashu, mas são também uma pedra angular da Lei Básica. O artigo 3.º afirma: “Ninguém será prejudicado devido à sua deficiência”. Isto é explicado na nova brochura “O que é Inclusão?” que foi criado em cooperação com o Centro Estadual de Educação Cívica de Berlim. Este recurso explica 28 questões sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é dar a conhecer este tema e sensibilizar todos os interessados.
Um futuro inclusivo
A brochura “O que é Inclusão?” estará disponível gratuitamente online e em formato impresso a partir de fevereiro de 2026 e será útil para dissipar novos mal-entendidos sobre inclusão e integração. A inclusão é vista como um direito humano e é de extrema relevância social. Neste contexto, o movimento dos aleijados deu um contributo significativo para a visibilidade e para a sensibilização sobre os direitos e oportunidades das pessoas com deficiência.
Em Colônia e além, o tema da inclusão é extremamente atual. Os desenvolvimentos e projetos, como os da Rasmaschu Kultur- und Bildungsmanufaktur e.V., mostram de forma impressionante o potencial que existe nestas iniciativas. Só este trabalho criativo e inclusivo pode levar à redução de preconceitos e à criação de uma sociedade verdadeiramente igualitária.