Jovens e idosos: mantenham-se ativos juntos enquanto brincam na propriedade rural para idosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Uckermark, idosos e estudantes organizam juntos uma tarde de jogos que conecta gerações e promove diversão.

In der Uckermark gestalten Senioren und Schüler gemeinsam einen Spiele-Nachmittag, der Generationen verbindet und Spaß fördert.
No Uckermark, idosos e estudantes organizam juntos uma tarde de jogos que conecta gerações e promove diversão.

Jovens e idosos: mantenham-se ativos juntos enquanto brincam na propriedade rural para idosos!

Uma encantadora tarde de jogos aconteceu recentemente no centro de cuidados “Seniors’ Country Estate at Buchheide” em Templin. Moradores e convidados mais jovens reuniram-se para passar algumas horas de entretenimento. Os residentes, incluindo Christa Bentzin, de 85 anos, puderam experimentar jogos clássicos como rummy e “Não se preocupe!” medir. Simone Ujma, responsável pela área de emprego, mostrou-se entusiasmada com as interações positivas entre gerações.

O que foi particularmente agradável foi a visita de cinco alunos da turma 8d da Templin High School, que participaram voluntariamente durante a tarde. “Queríamos retribuir”, explicou uma das alunas ao explicar seu progresso no jogo. A professora Ulrike Strohfeldt já havia perguntado sobre maneiras pelas quais os alunos poderiam se envolver, e então eles ajudaram no Templin Sports Festival 60+ em março. A participação nesta tarde de jogos também mostra o interesse dos jovens pela geração mais velha.

Promover a aprendizagem intergeracional

Tais atividades intergeracionais não são importantes apenas em Templin. São parte integrante de muitos programas de educação de adultos que atraem tanto os participantes mais velhos como os mais jovens. Erasmus+ salienta que estes programas enriquecem ambas as gerações, promovendo a compreensão mútua e eliminando os estereótipos de idade.

O que é especial é que os adultos mais velhos trazem valiosa experiência de vida e conhecimentos práticos, enquanto os mais jovens contribuem frequentemente com novas perspectivas e competências tecnológicas. A criação de projetos conjuntos ou cursos adaptados a ambas as faixas etárias poderia ajudar ainda mais esta colaboração a criar um sentido de comunidade mais forte. Por exemplo, projetos artísticos criativos ou jardinagem em conjunto podem proporcionar um excelente ambiente para intercâmbio.

Positividade através da troca

Numerosos estudos mostram o quão incrível essa troca pode ser. Resultados da pesquisa mostram que os programas intergeracionais não só promovem as competências sociais dos participantes, mas também podem aumentar a autoestima da geração mais velha. É importante analisar as necessidades de ambas as faixas etárias e adaptar os conteúdos de ensino em conformidade.

A resposta positiva ao jogo da tarde em Templin diz muito. Andrii, um dos alunos, trouxe uma peça para dentro da “casa” logo no início, e Ida, que costuma jogar rummy com a família, ficou emocionada com a rodada. Estas experiências são mais do que apenas jogos vespertinos – são passos em direcção a uma sociedade mais inclusiva e solidária, onde jovens e idosos podem aprender e beneficiar uns dos outros. A “Propriedade Rural para Idosos no Buchheide” é, portanto, uma verdadeira pioneira quando se trata de construir pontes entre gerações.