Menino (12) ignora proibição de nadar – operação de resgate dramática em Graal-Müritz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um menino de 12 anos lutou pela sobrevivência em Graal-Müritz, no Mar Báltico, em 20 de junho de 2025, enquanto seus pais não notavam nada.

Ein 12-jähriger Junge kämpfte am 20.06.2025 in Graal-Müritz in der Ostsee ums Überleben, während seine Eltern nichts bemerkten.
Um menino de 12 anos lutou pela sobrevivência em Graal-Müritz, no Mar Báltico, em 20 de junho de 2025, enquanto seus pais não notavam nada.

Menino (12) ignora proibição de nadar – operação de resgate dramática em Graal-Müritz!

Um incidente desagradável ocorreu em 20 de junho de 2025 na praia de Graal-Müritz, que mostra de forma impressionante a fragilidade do prazer do banho. Era uma típica tarde ensolarada em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, e muitas famílias brincavam na praia, quando um menino ucraniano de cerca de doze anos ignorou a bandeira vermelha e entrou na água. Apesar da proibição estrita de nadar devido aos cinco ventos fortes e às ondas imprevisíveis, o menino saltou corajosamente de um quebra-mar.

O perigo era bastante claro. O vento empurrou-o contra os quebra-mares de madeira e, em pânico, o menino agarrou-se a um poste de madeira enquanto gritava por socorro. Seus pais, a cerca de 80 metros de distância e atrás de um quebra-vento, só perceberam o que estava acontecendo mais tarde. Um momento alarmante que felizmente foi rapidamente percebido pelo grupo local DLRG Graal-Müritz. Os salva-vidas correram para o local com dois ajudantes e uma bóia salva-vidas e rapidamente conseguiram trazer o menino para um local seguro. Felizmente, o menino sofreu apenas pequenos cortes e um grande choque.

A importância das medidas de segurança

André Rieckhoff, presidente do grupo local DLRG, levantou a necessidade de sinalização e bandeiras nas praias. “As bandeiras vermelhas não são brincadeira. Elas sinalizam claramente que a natação pode ser fatal”, diz Rieckhoff. Recomenda-se aos pais e banhistas que prestem muita atenção a estes avisos. O incidente deixa claro que as crianças são particularmente vulneráveis. A proximidade de esporões e outras estruturas hidráulicas representa perigos consideráveis, uma vez que as correntes fortes e as ondas repentinas tornam a natação uma tarefa arriscada.

As ondas no Mar Báltico são muitas vezes imprevisíveis. É importante que os nadadores acompanhem a corrente, mesmo que isso signifique percorrer uma distância maior. O DLRG também alerta para os perigos de correntes específicas, como a ressaca das ondas e as correntes de retorno, que podem representar um risco grave, especialmente para as crianças. Tendo em conta estes riscos, os pais devem estar sempre atentos aos seus filhos e manter uma distância segura das margens da água e dos quebra-mares.

Educação e conscientização

O incidente em Graal-Müritz é outra indicação da importância da educação e da sensibilização sobre os perigos da água. O DLRG enviou sinais claros através das bandeiras e materiais informativos. Mas, em última análise, cabe aos banhistas e especialmente aos pais levar esta informação a sério e agir com responsabilidade.

A época balnear em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental abriu novas oportunidades para famílias e veranistas neste dia. Mas com a alegria de nadar no Mar Báltico veio também a responsabilidade de zelar pela segurança de todos os banhistas. A história do corajoso garoto ucraniano nos lembra que se divertir na praia sempre vem acompanhado de uma dose de cautela.

Informações valiosas atuais sobre perigos costeiros e o comportamento correto na praia podem ser encontradas em Uckermark Kurier, [NDR].