Crise constitucional: Bas pede esclarecimentos após o revés de Spahn!
Bärbel Bas aborda os conflitos sindicais do SPD após a eleição dos juízes constitucionais. A confiança política na Alemanha está em jogo.

Crise constitucional: Bas pede esclarecimentos após o revés de Spahn!
O cenário político na Alemanha começou a mudar na sequência dos recentes acontecimentos em torno da eleição de juízes constitucionais. O líder do SPD, Bärbel Bas, vê uma necessidade urgente de conversações com a União após a retirada de Frauke Brosius-Gersdorf. Alto SVZ A situação é particularmente estressante para o seu grupo e partido, já que a confiança no líder da facção sindical, Jens Spahn, está “destruída”. A eleição dos três juízes constitucionais no Bundestag falhou porque Spahn não conseguiu garantir a aprovação necessária para o candidato do SPD, Brosius-Gersdorf. Os deputados da CDU e da CSU rejeitaram-na devido à sua posição sobre o aborto e o SPD suspeita de uma campanha de desinformação por detrás desta rejeição.
Bärbel Bas, que assumiu a liderança do partido depois de muita hesitação, afirma que o fracasso eleitoral e o comportamento do parceiro de coligação não devem permanecer na sala. Brosius-Gersdorf acabou por retirar a sua candidatura, o que agravou ainda mais a situação. Bas pede agora esclarecimentos sobre os acontecimentos controversos com a União, a fim de reparar as relações tensas.
Realinhamento do SPD
No meio desta turbulência política, o SPD também passou por mudanças internas. Saskia Esken anunciou que não voltará a concorrer à liderança do partido, abrindo caminho para uma renovação. Como fr.de relatórios, Lars Klingbeil será o novo líder do SPD ao lado de Bärbel Bas, que assumirá o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais. Bas decidiu enfrentar os desafios do partido e também quer incluir funcionários públicos, deputados e trabalhadores independentes no seguro de pensões - uma proposta que pode trazer uma lufada de ar fresco.
Outro aspecto que preocupa o SPD é o problema de pessoal dentro do partido. Parece que Bas é o único que pode desafiar Hendrik Wüst na Renânia do Norte-Vestfália. O novo secretário-geral do SPD, Tim Klüssendorf, deputado de 33 anos, conta com o apoio de diversas correntes do partido e assumirá a tarefa de fortalecer o SPD para o futuro.
A confiança dos cidadãos nas instituições políticas
A questão da confiança nas instituições políticas está a tornar-se mais explosiva neste momento. Um relatório de bpb salienta que o cepticismo em relação às novas instituições foi generalizado na Europa Central e Oriental nos primeiros anos após a mudança de regime. Isto reflecte-se nas experiências dos cidadãos na Alemanha. A confiança na polícia, nos tribunais e nos parlamentos é ainda maior na Europa Ocidental do que nos estados pós-comunistas. A confiança política também está intimamente ligada à confiança interpessoal e à satisfação com o governo, o que se torna ainda mais importante em tempos de incerteza política.
O SPD e a sua liderança devem enfrentar estes desafios e visar a confiança dos cidadãos, a fim de estabilizar a democracia na Alemanha. Numa altura em que a confiança é frágil, é crucial que os intervenientes políticos atuem de forma responsável.