A Alemanha começa com uma agenda de alta tecnologia para uma partida inovadora!
A Agenda de Alta Tecnologia da Alemanha visa promover tecnologias-chave, a fim de fortalecer a força inovadora e a competitividade.

A Alemanha começa com uma agenda de alta tecnologia para uma partida inovadora!
O evento de lançamento da Hightech Agenda Germany (HTAD) ocorreu em Berlim em 30 de outubro de 2025, reunindo cerca de 800 representantes da ciência, negócios e política. O governo federal apresentou no meio do ano a agenda, que deverá ser implementada durante toda a legislatura e além dela. O objectivo do HTAD é catapultar a Alemanha de volta à vanguarda do mundo tecnológico e fortalecer a soberania tecnológica. Como relata BMFTR, a agenda concentra-se em seis tecnologias principais: inteligência artificial, tecnologias quânticas, microeletrônica, biotecnologia, fusão, bem como produção de energia neutra para o clima e tecnologias para mobilidade neutra para o clima.
Na abertura, a Ministra Federal da Pesquisa, Dorothee Bär, enfatizou o importante papel da pesquisa na criação de valor. No seu discurso, ela enfatizou que a Alemanha precisa urgentemente de colocar a investigação em prática mais rapidamente. O Chanceler Friedrich Merz também se juntou a este apelo e falou da necessidade de fortalecer a Alemanha como um local para a inovação. O HTAD foi celebrado como o ponto de partida para uma nova ofensiva de inovação com o objectivo de tornar a Alemanha um pólo de atracção para talentos, capital e empresas de alta tecnologia.
Os principais focos do HTAD
A Agenda de Alta Tecnologia prossegue um realinhamento abrangente da política de investigação, tecnologia e inovação. Os investimentos direcionados nas principais tecnologias mencionadas destinam-se a aumentar a força económica e a criar novos empregos. De acordo com o governo federal, a agenda também inclui campos de pesquisa estratégica nas áreas aeroespacial, pesquisa em saúde, pesquisa em segurança e defesa, bem como nas ciências humanas e sociais, como afirma o Governo Federal.
Uma medida fundamental para fortalecer a Alemanha como um local líder em semicondutores na Europa é a estratégia de microeletrônica. O foco está também num plano de acção para a investigação em fusão, que visa construir a primeira central eléctrica de fusão na Alemanha nos próximos anos, apoiado por mais de dois mil milhões de euros até 2029. Isto mostra que a agenda inclui não apenas palavras bonitas, mas também medidas substanciais para relançar a cultura de inovação na Alemanha.
Uma troca de ideias
O intercâmbio entre ciência, negócios, política e sociedade civil é de importância central para o HTAD. As áreas centrais do futuro foram discutidas intensamente em seis sessões paralelas. Tratava-se de instrumentos inovadores e de condições de enquadramento político que deveriam continuar a posicionar a Alemanha como um local líder em inovação. O desejo de uma transferência harmoniosa dos resultados da investigação para a indústria e a redução dos obstáculos burocráticos para as empresas em fase de arranque também estão na agenda.
O resultado positivo do evento sugere um espírito de otimismo. A Alemanha enfrenta a tarefa de dominar as oportunidades e desafios do mercado tecnológico e afirmar-se como pioneira no panorama global da inovação. De acordo com BMFTR, o HTAD poderia fornecer o impulso decisivo para aumentar de forma sustentável a competitividade da economia alemã.
Rumo a novas terras! Com esta agenda, a Alemanha poderá estar no bom caminho para se restabelecer como um local líder em novas tecnologias e demonstrar uma boa mão para o futuro da inovação.