Alemanha e Japão: Aliança espacial para o futuro!
A Alemanha está a lutar por um papel de liderança nas viagens espaciais e a intensificar a cooperação com o Japão sob a liderança do Ministro do Espaço Bär.

Alemanha e Japão: Aliança espacial para o futuro!
O que está acontecendo nas viagens espaciais agora? Um passo emocionante para a Alemanha e o Japão está ocorrendo atualmente. O Ministro do Espaço Bär anunciou recentemente que a Alemanha gostaria de intensificar as suas atividades espaciais. Numa entrevista à Deutschlandfunk ela deixa claro: “Nós nos esforçamos para assumir um papel de liderança internacionalmente”. Grande parte desta estratégia reside no reforço da parceria com o Japão, país que se tem revelado um importante aliado. Bär acompanhou o presidente federal Steinmeier em sua viagem de três dias ao Japão para avançar ainda mais nesta cooperação, como Deutschlandfunk descreve.
O foco das discussões é, entre outras coisas, o experimento planejado do foguete DUST-II. Walther Pelzer, Diretor Geral da Agência Espacial Alemã, anunciou a assinatura de um acordo em Tóquio em novembro de 2023. O DUST-II tem como objetivo recriar experimentalmente a formação de poeira cósmica e, assim, obter novos insights sobre a formação de planetas no início do sistema solar. Este projeto representa uma continuação e expansão do projeto DUST I anterior e faz parte da missão “MASER-16/Suborbital Express-4”, que deverá ser lançada de Esrange, no norte da Suécia, em março de 2024, relata DLR.
Parceria para inovação e progresso
A cooperação entre a Alemanha e o Japão estende-se a muitas áreas das viagens espaciais. Segundo o DLR, também está prevista a assinatura de um “acordo de implementação sobre a utilização de componentes automotivos em viagens espaciais”. O objetivo é apoiar a investigação sobre a aplicação de componentes automóveis no espaço e poderá ajudar a acelerar a construção de infraestruturas espaciais e a reduzir custos.
Hiroshi Yamakawa, da Agência Espacial Japonesa, a JAXA também discutiu projetos conjuntos, como a missão espacial DESTINY+ ao asteroide 3200 Phaethon e o demonstrador reutilizável “CALLISTO”. Também aqui os dois países perseguem o objetivo de aprofundar a cooperação em investigação e ciência, que é o que sublinha o Embaixador da Alemanha em Tóquio, Dr. Hans Carl von Werthern: “Esta parceria é caracterizada por um elevado nível de excelência e competência”, avalia Kooperação-internacional.
Um olhar para o futuro
Os objetivos desejados desta parceria estratégica estão claramente definidos. O desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias no setor aeroespacial visam ajudar a superar os desafios globais. A cooperação abrangente em projetos e missões de investigação também será expandida, a fim de explorar sinergias na cooperação germano-japonesa. 18 instituições científicas da Alemanha e do Japão estão agora ligadas em mais de 30 projetos, inclusive nas áreas de observação da Terra e gestão de desastres.
A era das viagens espaciais está a mudar, também devido à influência do sector privado e dos novos países emergentes. A iniciativa da Bär para fortalecer o compromisso alemão mostra que o nosso país está mais disposto do que nunca a abrir novos caminhos e a procurar parceiros em todo o mundo. Os emocionantes desenvolvimentos na parceria com o Japão são apenas o começo.