Calor extremo na Alemanha: racionamento da água afeta milhões!

Calor extremo na Alemanha: racionamento da água afeta milhões!
Frankfurt, Deutschland - O sol quente de verão está queimando na Alemanha, enquanto a Europa está lutando contra o calor extremo no início de julho de 2025. Os avisos do Serviço de Meteorologia Alemã (DWD) são particularmente perceptíveis em Hesse e Frankfurt. "É hora de que algo finalmente é feito", diz um morador preocupado. Os verdes e a esquerda exigem um calor estatutário -enquanto a CDU e a CSU reservam ofensivas e provocaram um debate para medidas mais nítidas.
Ig Bau também tem uma questão de preocupação: exige uma pausa paga de 15 minutos por hora para os trabalhadores nos canteiros de obras mitigar um pouco o calor extremo. Mas enquanto as discussões em Berlim são conduzidas, o calor já afeta a vida dos cidadãos. A água deve ser usada com mais eficiência.
escassez de água e racionamento
Um grande tópico é a escassez de água. Em vários municípios, incluindo partes de Baden-Württemberg, o racionamento rigoroso de água já se aplica. Cerca de 40 condados alemães decidiram regular a retirada da água. Nas áreas afetadas, os cidadãos só podem bombear sua água com permissão. A situação no distrito de Hersfeld-Rotenburg em Hesse é particularmente drástica, onde é proibida a retirada da água das águas da superfície.
A UE está atualmente discutindo regras legalmente vinculativas para o racionamento da água. "Temos que proteger nossa água", enfatiza a comissária ambiental da UE Jessika Roswall e, assim, aborda o aumento da consciência do problema para o consumo de água necessário em muitos países europeus. Henk Ovink, diretor executivo da Comissão Global de Economia da Água, está preocupado com os efeitos da escassez de água na saúde das pessoas.
A seca e suas extensas consequências
pouca precipitação em abril e maio levou à falta de água em muitas regiões da Europa que vão muito além da agricultura. Por exemplo, olhamos para o Reno: essa importante rota comercial só pode ser usada em uma extensão limitada, o que afeta significativamente a indústria de transporte. No Chipre e em outras partes do sul da Europa, os reservatórios estão vazios e a colheita está em risco. A seca pode ter efeitos agrícolas e hidrológicos.
Estudos científicos mostram que as condições de seca estão aumentando em todo o mundo. As situações de seca extremas não são mais apenas casos individuais, mas se transformaram em um problema global que apresenta a natureza e a sociedade com grandes desafios. Os efeitos são diversos - as secas também podem resultar em inundações se a seca longa for interrompida por fortes chuvas.
Para combater esses desafios, é essencial para muitos países europeus desenvolver estratégias claras para o uso e reutilização da água. O projeto da Federal Environment Agency, que lida com a análise da disponibilidade de água na Alemanha, poderia desempenhar um papel importante aqui. Como parte do projeto "Efeitos das mudanças climáticas na disponibilidade de água", são desenvolvidas soluções para evitar possíveis conflitos de uso.
Isso significa que deve ser observado: o calor não é apenas um fenômeno temporário, mas também nos faz pensar na necessidade de um uso responsável da água e nos desafios das mudanças climáticas. Cada um de nós é obrigado a fazer sua contribuição - seja devido ao consumo de água mais consciente ao regar jardins ou quando se trata de lavagem de carros. Cabe a nós proteger os recursos e agir de forma sustentável.
Details | |
---|---|
Ort | Frankfurt, Deutschland |
Quellen |