O retorno da União: Merz leva a Alemanha a uma nova era!
O retorno da União: Merz leva a Alemanha a uma nova era!
Em 11 de junho de 2025, Friedrich Merz foi eleito como o novo chanceler federal da República Federal da Alemanha. Na segunda votação, ele recebeu os votos necessários e lidera o sindicato de volta ao poder após três anos e meio de oposição depois de ter sido considerado politicamente carimbado. O novo gabinete é composto por 10 homens e 8 mulheres, pelas quais a CDU e o SPD cada um dos 7 ministros e a CSU são representados com 3 ministros. O vice -chanceler se torna Lars Klingbeil do SPD.O termo de Merz marca o fim de uma era de acordo com Olaf Scholz, que está no cargo desde 8 de dezembro de 2021 e renunciou em 6 de maio de 2025. Scholz decidiu com sua coalizão de semáforos durante a crise de Corona e a Guerra da Ucrânia. Sua administração incluiu a preparação para novas eleições e a mobilização da confiança em seu governo.
A série de chanceler
Desde a fundação da República Federal da Alemanha, um total de dez pessoas administraram a chanceleira. Uma olhada no chanceler anterior mostra uma história longa e significativa:
- Konrad Adenauer (15 de setembro de 1949 - 16 de outubro de 1963): Ele é o primeiro chanceler federal como o "Pai da República Federal". Ele esteve decisivamente envolvido na reconstrução após a Segunda Guerra Mundial e estava comprometido com a ligação para o oeste e a reconciliação com a França.
- Ludwig Erhard (17 de outubro de 1963 a dezembro de 1966): conhecido como pai do "milagre econômico", ele continuou a política de Adenauer e teve que lutar com a turbulência econômica e o "caso espelhado".
- Kurt Georg Kiesinger (1 de dezembro de 1966 a 21 de outubro de 1969): Ele introduziu a primeira Grande Coalizão e tentou se reconciliar com a Europa Oriental, apesar de seu passado NSDAP.
- Willy Brandt (21 de outubro de 1969 a 7 de maio de 1974): o primeiro chanceler social-democrata, famoso por sua política oriental, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1971 e retornou em 1974, depois que o caso de Guillaume se tornou conhecido.
- Helmut Schmidt (16 de maio de 1974 a 1 de outubro de 1982): Schmidt moldou a política em tempos de crise, melhorou as relações franco-alemãs e fez campanha para a integração européia.
- Helmut Kohl (1º de outubro de 1982 - 27 de outubro de 1998): Aos 16 anos, o maior chanceler reinante, ele levou a Alemanha a se reunir e foi um jogador decisivo em integração européia. Ele é lembrado como o "chanceler da unidade".
- Gerhard Schröder (27 de outubro de 1998 a 22 de novembro de 2005): Ele conduziu a primeira coalizão vermelha verde, missões estrangeiras responsáveis do Bundeswehr e implementou a agenda 2010.
- Angela Merkel (22 de novembro de 2005 a 8 de dezembro de 2021): Como a primeira mulher neste escritório, ela liderou a Alemanha por várias crises, incluindo a crise financeira e do euro, e foi reconhecida internacionalmente como um dos políticos mais influentes.
- Olaf Scholz (8 de dezembro de 2021 - 6 de maio de 2025): Ele governou em tempos turbulentos e finalmente preparou a entrega para Merz.
Cada um desses chanceler influenciou o cenário político da Alemanha à sua maneira e fez um curso decisivo para o futuro do país. Merz agora enfrenta o desafio de continuar essa tradição e atender às necessidades da população em um mundo em mudança.
Um contexto histórico
O papel do chanceler na Alemanha não é apenas caracterizado por decisões políticas, mas também por revoltas sociais. Os chanceleres variam de Adenauer, cuja reconstrução simbolizou um novo começo após a guerra, a Merz, que precisa recuperar a confiança dos cidadãos em um momento de incertezas globais. Como o objetivo final era sempre fortalecer a República Federal da Alemanha na Europa, resta ver quais medidas Merz tomará para continuar a integração européia.
Resumido, a história do chanceler federal é caracterizada por desafios, sucessos e controvérsias, e todo chanceler moldou o país à sua maneira. Os próximos meses mostrarão se Merz pode definir novos impulsos.
Uma olhada no passado é crucial para moldar os objetivos do futuro. Os pontos fortes e fracos do ex -chanceler fornecem lições valiosas para a política moderna.
Mais informações sobre os chanceleres federais podem ser encontradas nos artigos de fr. , bundeskanzler.de e planetwissen.de .
Details | |
---|---|
Ort | Bundesrepublik Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)