Turismo receptivo na Alemanha: números recordes e novas esperanças!
A Alemanha registará um aumento de 4,1% no turismo receptivo em 2025. As tendências positivas, especialmente nos mercados externos, são motivos para otimismo.

Turismo receptivo na Alemanha: números recordes e novas esperanças!
O turismo receptivo na Alemanha atingirá o seu melhor em Abril de 2025. Um aumento de 4,1 por cento nas dormidas de estrangeiros, para um total de 6,6 milhões, em comparação com o ano anterior, é um sinal claro de que a popularidade do país como destino de viagens continua a aumentar. Alto Negócio de viagens a diferença em comparação com o período de Janeiro a Abril de 2024 é de apenas 0,7 por cento, o que sublinha ainda mais a evolução positiva. Os turistas de curta duração aproveitam amplamente o final das férias da Páscoa para viajar para a Alemanha, o que levou a um aumento significativo na frequência dos hotéis nos fins de semana.
O Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) considera a procura para a próxima temporada de verão estável, apesar das condições voláteis que continuam a desafiar o turismo. Curiosamente, o Barómetro de Viagens de Longo Curso da Comissão Europeia de Viagens (ETC) mostra que 39 por cento dos inquiridos têm planos de viajar para a Europa, o que é apenas dois pontos percentuais inferior ao do ano passado.
Curso de crescimento e tendências internacionais
A boa notícia é um de vários desenvolvimentos positivos: o turismo receptivo na Alemanha já estava em vias de crescer em 2024 Contador de viagens relatado. Até ao final de dezembro de 2024, registaram-se 85,3 milhões de dormidas internacionais, o que corresponde a um aumento de 5,4 por cento face ao ano anterior. Para 2025, o GNTB prevê cerca de 91 milhões de dormidas de hóspedes estrangeiros e prevê que o crescimento acumule cerca de sete por cento.
O interesse na Alemanha também permanece elevado no exterior: o GNTB prevê que o número de dormidas nos mercados de origem europeus aumentará entre cinco a seis por cento, enquanto o aumento nos mercados estrangeiros poderá ser ainda maior, até onze por cento. Isto mostra que a Alemanha continua a conquistar um lugar sólido no setor do turismo internacional. Isto é apoiado por um inquérito da ETC, que afirma que 63 por cento dos inquiridos planeiam viajar de longa distância e 44 por cento querem viajar para a Europa.
Viajantes chineses e desafios
Particularmente digno de nota é o aumento do interesse pela Europa entre os viajantes chineses, que em 72 por cento representa um aumento de dez por cento em comparação com 2024. O GNTB vê este desenvolvimento como uma oportunidade para expandir ainda mais a infra-estrutura turística e fortalecer a competitividade. No entanto, a questão dos custos de viagem mais elevados continua a ser um desafio para muitos que planeiam uma viagem, uma vez que é considerada o maior obstáculo para os não viajantes.
Os sucessos que o sector do turismo já pode celebrar são também o resultado de análises e estudos intensivos de mercado, como o GNTB, que publicou uma brochura sobre comportamento de viagem e sustentabilidade em Março de 2025. Espantosos 94,8 por cento das chegadas em 2024 já atingiram os níveis de 2019, e isto é apenas o começo. Mas à medida que a concorrência entre destinos europeus se intensifica neste verão, a Alemanha permanece em terceiro lugar entre os destinos europeus preferidos, logo atrás de França e Itália. Rede de turismo relatado.
Resta saber se o turismo receptivo na Alemanha continuará realmente a crescer de forma inabalável. A próxima vez mostrará se o Conselho Nacional de Turismo da Alemanha consegue manter sua perspectiva otimista - certamente permanecerá emocionante ao longo dos belos rios, cidades históricas e paisagens pitorescas.