A IA revoluciona as cidades: a Alemanha fica atrás de outras nações!
Um estudo atual examina o uso da IA na construção, mostra o atraso da Alemanha na comparação internacional e discute oportunidades.

A IA revoluciona as cidades: a Alemanha fica atrás de outras nações!
A revolução digital está a chegar à indústria da construção: um estudo actual da Arup intitulado “Embracing AI: Reshaping Today’s Cities and Built Environment” mostra como a inteligência artificial (IA) pode mudar fundamentalmente a arquitectura e a construção. De acordo com os resultados do estudo, a Alemanha está atrasada na comparação internacional no que diz respeito à utilização de IA na construção. Foram entrevistados quase 5.000 especialistas de dez países, incluindo países como os EUA, o Brasil e a Nigéria, onde o uso diário de IA está bem acima dos 27% alemães - na Nigéria é até 46%!
Apesar desta discrepância, os especialistas alemães reconhecem o potencial da IA. De acordo com o estudo, 81% dos entrevistados acreditam que a IA pode tornar os projetos não apenas mais rápidos, mas também mais econômicos. Menos de 15% comentam problemas ou perigos que a tecnologia pode trazer consigo. No entanto, existem obstáculos significativos, incluindo o domínio de grandes empresas tecnológicas, a má qualidade dos dados e preocupações éticas, que estão a atrasar a aplicação da IA na construção.
A mudança através da IA
Acontece que a utilização da IA na arquitetura e na construção ainda está numa fase inicial, mas o progresso inicial já é visível. Prof. Dr.-Ing. Frank Petzold, do Instituto TUM Georg Nemetschek, relata que os métodos de IA já podem ser usados em tarefas construtivas para superar desafios como a gestão de dados sustentáveis. O arquiteto Kim Lauterbach da ALLPLAN também enfatiza que o trabalho rotineiro agora pode ser automatizado usando IA simbólica, o que deixa mais espaço para processos criativos.
Os benefícios da IA na arquitetura são complexos. Não só otimiza os processos de planejamento, projeto e construção, mas também aumenta a eficiência ao processar grandes quantidades de dados em tempo real. Isso abre novas possibilidades criativas que muitas vezes são difíceis de serem compreendidas pelos designers humanos. Mas o que isso significa para o papel do arquiteto? A automação está chegando ou existe uma relação simbiótica entre humanos e máquinas?
Desafios e questões éticas
A implementação da IA também traz desafios. Acesso a grandes quantidades de dados, hardware poderoso e software apropriado são necessários para realizar análises precisas. Além disso, muitos escritórios de arquitetura enfrentam barreiras culturais baseadas em métodos de trabalho tradicionais e familiares. As questões de protecção de dados, especialmente no que diz respeito à utilização de grandes quantidades de dados, também são importantes.
Embora os avanços tecnológicos na arquitectura proporcionem a oportunidade de projectar edifícios mais precisos e sustentáveis, surge a questão de saber quanto espaço existe para a criatividade humana, uma vez que as máquinas desempenham um papel cada vez mais central. A introdução iminente da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR) poderá inaugurar uma nova era no planejamento arquitetônico.
O estudo da Arup sugere que a IA poderá proporcionar benefícios significativos no planeamento urbano e no desenvolvimento de materiais sustentáveis no futuro. Mais de 50% dos entrevistados alemães esperam usar IA no futuro, mesmo que um número ainda menor queira trabalhar com ela diariamente. Os aspectos positivos da IA, como a redução da carga sobre os processos de tomada de decisão e o incentivo a um trabalho mais criativo, poderão impulsionar rapidamente a mudança.
No geral, uma análise da utilização da IA na construção mostra que existem muitas oportunidades, mas também uma infinidade de questões e desafios que precisam de ser ultrapassados. O futuro da arquitetura pode ser mais complexo do que podemos imaginar hoje.
Mais informações e os resultados completos do estudo podem ser encontrados no site da Arup: Links de construção, bem como nas páginas de Todo o plano e Hub inteligente construído.