Os habitantes na MV continuam a diminuir: nascimentos em um recorde baixo!

Os habitantes na MV continuam a diminuir: nascimentos em um recorde baixo!

Mecklenburg-Vorpommern, Deutschland - Mecklenburg-Western Pomerania enfrenta um novo desafio, porque a população caiu novamente. Em 31 de dezembro de 2024, apenas 1.573.897 pessoas viviam no estado, o que corresponde a um declínio de 4.444 habitantes ou 0,3 % em comparação com o ano anterior. As causas disso são versáteis, mas um fator principal é o declínio dos nascimentos, enquanto o número de mortes permaneceu quase estável. Em 2024, apenas 9.157 crianças nascidas foram registradas, 514 menos do que no ano anterior e os números mais baixos desde 1994. As mortes não estão por trás dessa tendência: 23.927 pessoas morreram no mesmo ano, 78 menos de 2023. Esse desenvolvimento aumenta a diferença entre nascimentos e mortes em 14.770, o que também aumenta a situação. De acordo com nós somos Müritzer, a área rural em particular mostra uma tendência de preocupação.

Que efeito isso tem na imigração? Em 2024, 47.514 pessoas se mudaram para Mecklenburg-Western Pomerania, enquanto 36.809 pessoas deixaram o estado. Isso resulta em um ganho de migração de 10.705 pessoas - um declínio de 5.385 pessoas ou 33,5 % em comparação com o ano anterior. Enquanto cidades como Rostock e Schwerin são capazes de registrar um leve crescimento, a população rural continua a cair no esquecimento. As mudanças demográficas são um tópico recorrente que se preocupa cada vez mais com a política, especialmente no que diz respeito à alocação de fundos públicos que depende diretamente do número de habitantes.

Estatísticas e perspectivas futuras

Os números atuais não são apenas um instantâneo, eles também dão uma olhada no futuro. O desenvolvimento da população na Pomerania de Mecklenburg-Western segue uma tendência que pode ser observada em muitas nações industrializadas. As explicações para isso estão acima de tudo o declínio nos nascimentos em conexão com o aumento da expectativa de vida. De acordo com Destatis, o influxo do exterior só diminuirá o envelhecimento e o encolhimento da população, mas não pode parar.

O censo de 15 de maio de 2022, que uma população de apenas 1.571.239 residentes, estava cerca de 56.000 abaixo das expectativas. Esse desvio levou a queixas dos municípios em muitos lugares que consideravam os números muito baixos. O pano de fundo inclui, entre outras coisas, cancelamentos malsucedidos para a emigração e a falta de registros dos estudantes, bem como a rededicação de apartamentos em apartamentos de férias. A pressão causada por essas tendências demográficas é um grande desafio para a sociedade como um todo.

Fazit

Mecklenburg-Western Pomerania está em uma encruzilhada, moldada por um declínio na população e pelos desafios associados. O desenvolvimento da estrutura etária, migração e integração continuam sendo questões centrais na agenda política. Resta ver com que eficácia as medidas para apoiar a população são implementadas em áreas rurais.

Details
OrtMecklenburg-Vorpommern, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)