Adventure Stork: Sky na jornada para os quartéis de inverno na Bulgária!
Dois especialistas em cegonhas acompanham a viagem das cegonhas até aos seus alojamentos de inverno na Bulgária, utilizando modernos transmissores GPS.

Adventure Stork: Sky na jornada para os quartéis de inverno na Bulgária!
A viagem das cegonhas para os seus quartéis de inverno já começou, e não sem o apoio dos nossos dois especialistas Helmut Eggers e Gerd Dahms. Estes dois cegonhas profissionais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e da Baixa Saxónia acompanham as majestosas aves nos seus primeiros passos em direção à Bulgária. Equipados com dispositivos de rastreio de última geração desenvolvidos pela empresa alemã e-obs, estes companheiros fornecem regularmente dados GPS que permitem acompanhar detalhadamente o percurso e o comportamento das cegonhas. Alto NDR O objetivo é alcançar até 20 mil cegonhas no Mar Negro, que ali se reúnem durante os meses de inverno.
Em sua jornada, os pássaros não apenas coletaram impressões da paisagem, mas também desenvolveram estratégias para encontrar seu alimento. Os depósitos de lixo costumam ser uma boa fonte de alimento para as cegonhas. No dia 22 de agosto de 2025, quando a cegonha de Sückau, conhecida como 2V271, passou a noite perto de Bucareste, já tinha percorrido 130 quilómetros até ao seu destino em Burgas. Entretanto, a cegonha SKY de Neu Bleckede voou do seu ninho de reprodução na Alemanha para Dresden e depois para a Eslováquia. NDR relatado.
A tecnologia por trás da observação
Os transmissores de satélite utilizados, que pesam apenas 57 gramas e são feitos de plástico resistente às intempéries, são um verdadeiro avanço na observação de aves. Eles permitem registrar longitude, latitude e altitude e ainda oferecem a opção de atualizar os dados do GPS a cada 30 segundos. Equipados com um módulo solar, estes transmissores podem, teoricamente, funcionar durante toda a vida da cegonha. Se a rede estiver fraca, o transmissor vai até enviar um SMS com as últimas cinco posições GPS, explica o site LBV.
Os dados recolhidos pelos transmissores também ajudam a identificar importantes áreas de alimentação e ameaças, por exemplo, provenientes de turbinas eólicas. Os dados de telemetria fornecem informações valiosas sobre os diferentes habitats que as cegonhas utilizam durante a sua migração, bem como sobre as interações entre humanos e animais.
Pesquisa e conservação da natureza
Com a ajuda de tecnologias modernas, como a telemetria por satélite e a deteção remota, estamos também a investigar qual o habitat que é particularmente importante para as cegonhas. Como mostra um estudo, existem muitos perigos associados à destruição de habitats e às alterações climáticas. Numerosas áreas de descanso importantes foram identificadas ao longo dos anos. Estes vão do Chade e Sudão ao Quénia, Tanzânia, Zimbabué e Botswana, de acordo com um relatório da Universidade de Bona pode ser lido.
Todas estas descobertas são importantes não apenas para os cientistas, mas também para a conservação ativa da natureza. A pesquisa visa apoiar acordos internacionais e melhorar as medidas de proteção para espécies migratórias. Quando se trata de proteger a cegonha-branca, é claro: o futuro destas majestosas aves depende não só da sua retirada para os seus quartéis de inverno, mas também dos nossos esforços conjuntos para preservar o seu habitat.