O distrito de Ludwigslust-Parchim está em guerra: a passagem para a Alemanha está em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O conselho distrital de Ludwigslust-Parchim apela ao planeamento da segurança para a passagem para a Alemanha, enquanto os estrangulamentos financeiros se aproximam.

Der Kreistag Ludwigslust-Parchim fordert Planungssicherheit für das Deutschlandticket, während finanzielle Engpässe drohen.
O conselho distrital de Ludwigslust-Parchim apela ao planeamento da segurança para a passagem para a Alemanha, enquanto os estrangulamentos financeiros se aproximam.

O distrito de Ludwigslust-Parchim está em guerra: a passagem para a Alemanha está em perigo!

Atualmente, as coisas estão ficando turbulentas na área de transporte público no distrito de Ludwigslust-Parchim. Acima de tudo, a passagem para a Alemanha está em perigo. Isto foi discutido no conselho distrital em 15 de outubro de 2025. Os membros do conselho distrital de todos os matizes estão pressionando para que o administrador distrital Stefan Sternberg (SPD) exija melhores regulamentações. É preocupante a situação do Deutschlandticket, disponível por 58 euros mensais, cuja utilização e financiamento aparentemente não estão em harmonia, pois NDR.

O Administrador Distrital Sternberg já tinha indicado em Setembro que uma saída do Deutschlandticket seria discutida se as condições financeiras não melhorassem. Os números atuais falam por si: foi identificado um buraco financeiro de cerca de cinco milhões de euros no distrito, faltando à empresa de transportes VLP dois milhões de euros no ano passado e três milhões de euros até agora este ano. A pressão sobre o governo estadual é enorme, principalmente porque esses recursos pendentes também são chamados de problema federal.

Os argumentos na mesa

A situação também é vista como particularmente crítica para os serviços de autocarros de plantão, que estão estipulados no acordo de coligação entre o SPD e a Esquerda. O conselho distrital decidiu agora que o administrador distrital deve exercer pressão sobre os governos estadual e federal para garantir estes serviços. Muitos cidadãos têm dificuldades no caixa e, como resultado, a mobilidade das pessoas no distrito é prejudicada.

Além disso, as actuais regras de distribuição de rendimentos causam confusão. A partir de 1º de setembro, o dinheiro será distribuído de acordo com os códigos postais dos usuários do Deutschlandticket, mas este regulamento só se aplica até o final do ano e oferece pouca segurança no planejamento. Se as empresas de transporte não forem adequadamente compensadas, o bilhete poderá ser reconsiderado no sistema tarifário existente, o que poderá apresentar surpresas desagradáveis ​​a muitos passageiros.

Os números falam por si

Até agora, cerca de 12.000 pessoas no distrito assinaram o Deutschlandticket, mas apenas 1.800 delas o compraram da empresa de transporte local. Isto levanta a questão de como podem ser alcançados laços regionais mais fortes aqui. De acordo com Nordkurier, está prevista para outubro uma realocação das receitas dos bilhetes, que também deverá ter em conta os aspectos turísticos. Esta poderia ser potencialmente a chave para aliviar o transporte local no distrito e aliviar os estrangulamentos financeiros.

Com quase 2,4 milhões de bilhetes vendidos na Alemanha no ano passado e um volume de negócios de quase 113 milhões de euros em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, é claro que a necessidade existe. No entanto, a realidade mostra que o pré-financiamento e o apoio político necessitam urgentemente de ser reconsiderados para evitar futuras saídas.

O Deutschlandticket é uma opção atraente para muitos, pois é válido para todos os transportes públicos na Alemanha e está disponível digitalmente e como cartão com chip. Mas sem uma base financeira estável, será difícil cumprir as promessas feitas aos cidadãos e promover a mobilidade em regiões estruturalmente fracas. Os decisores políticos são agora desafiados – será emocionante ver como a situação se desenvolverá enquanto os alemães continuarem a ser poderosos ao volante.

Manteremos você atualizado sobre o que acontecerá a seguir com o Deutschlandticket em Ludwigslust-Parchim. Uma coisa é certa: aqui ainda é possível muita movimentação. Afinal, a mobilidade é um direito fundamental que também deve ser promovido nas zonas rurais!