Nova dupla de gestão no BSW: Langer e Schabbel focam em questões sociais!
Em 12 de outubro de 2025, o BSW em Malchin elegeu uma nova equipe de gestão que se concentra nas preocupações sociais e na educação.

Nova dupla de gestão no BSW: Langer e Schabbel focam em questões sociais!
Em 12 de outubro de 2025, finalmente chegou a hora: em Malchin, o BSW em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental elegeu uma nova liderança dupla. A decisão recaiu sobre Peter Langer, um professor de química de Rostock, de 56 anos, e Peter Schabbel, um praticante alternativo de 58 anos e membro do conselho distrital do distrito de Ludwigslust-Parchim. Ambos derrotaram com sucesso um candidato adversário e agora assumem a responsabilidade pelo partido, que passou por muita coisa nos últimos meses.
Os dois novos presidentes sucedem à dupla anterior, composta por Friedrich Straetmanns e Melanie Dango, que renunciou após apenas dez meses por motivos pessoais. Dango, que trabalha como pastor, enfatizou em seu discurso de despedida que agora é hora de entregar responsabilidades. Isto ocorre num momento em que os números das pesquisas BSW em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental caíram para 7 por cento, em comparação com 10,6 por cento nas últimas eleições federais.
Foco em social e educação
O desafio que a nova liderança aceitou é claro: querem liderar o partido como uma unidade na próxima campanha eleitoral estadual e pretendem regressar ao parlamento estadual com força partidária. Peter Langer e Peter Schabbel já estabeleceram prioridades claras. Schabbel expressou a sua convicção na importância de dar mais voz às pessoas e enfatizou a necessidade de uma nova forma de democracia. Langer, por outro lado, planeia promover acordos comerciais e fortalecer a investigação e a ciência.
Outro ponto-chave é o posicionamento da nova liderança dupla no sentido do reforço militar. Tanto Langer como Schabbel defendem um tom conciliatório em relação à Rússia. A co-presidente Amira Mohamed Ali apoia esta posição e apela claramente a “diplomatas em vez de soldados”. No entanto, ela também salienta que a guerra de agressão da Rússia deve ser rejeitada e chama a atenção para a responsabilidade da NATO e do Ocidente.
O cenário da festa em resumo
As eleições estão ao virar da esquina em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Um total de doze partidos concorrem às próximas eleições federais, incluindo o SPD, a CDU e a Esquerda. As pessoas também estão curiosas sobre a Aliança Sahra Wagenknecht – Razão e Justiça (BSW), que acaba de ser reformada. Esta decisão surge num momento em que partidos como a AfD, o FDP e os Verdes também lutam pelo favorecimento dos eleitores.
- Sozialdemokratische Partei Deutschlands (SPD)
- Alternative für Deutschland (AfD)
- Christlich Demokratische Union Deutschlands (CDU)
- Die Linke
- Freie Demokratische Partei (FDP)
- Bündnis 90/Die Grünen (Grüne)
- Partei Mensch Umwelt Tierschutz (Tierschutzpartei)
- Freie Wähler
- Volt Deutschland (Volt)
- Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (MLPD)
- Bündnis Deutschland
- Bündnis Sahra Wagenknecht – Vernunft und Gerechtigkeit (BSW)
Os eleitores em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental podem esperar uma campanha eleitoral emocionante, enquanto a nova liderança dupla do BSW já está a enfrentar os próximos desafios com novas ideias e abordagens. Com um foco claro na justiça social e na educação, os novos presidentes provavelmente esperam uma boa audiência.
Mais informações sobre a nova liderança dupla e a orientação política do BSW podem ser encontradas nos relatórios do NDR e no [portal MW do BSW].