Pinnow desliga a tomada: o fim do fornecimento de aquecimento urbano está à vista!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O obsoleto sistema de aquecimento urbano termina em Pinnow, distrito de Ludwigslust-Parchim. Os usuários terão que mudar até 2030.

In Pinnow, Landkreis Ludwigslust-Parchim, endet das überalterte Fernwärmesystem. Nutzer müssen bis 2030 umstellen.
O obsoleto sistema de aquecimento urbano termina em Pinnow, distrito de Ludwigslust-Parchim. Os usuários terão que mudar até 2030.

Pinnow desliga a tomada: o fim do fornecimento de aquecimento urbano está à vista!

Na comunidade de Pinnow, perto de Schwerin, no distrito de Ludwigslust-Parchim, os sinais apontam para mudança. Existem actualmente 160 agregados familiares ligados à rede de aquecimento urbano, mas este sistema já chegou ao seu fim. O município decidiu que o fornecimento de aquecimento urbano, que já existe há quase 30 anos, será encerrado através de uma “eliminação progressiva ordenada”. Esta etapa foi necessária devido à tecnologia ultrapassada e às perdas de calor extremamente elevadas, de mais de 35 por cento. NDR relatado.

O que isso significa para os moradores? Uma grande parte dos utilizadores já desistiu de utilizar a rede de aquecimento urbano, o que está a aumentar significativamente os custos básicos para os restantes utilizadores. Por último, o investimento de três a quatro milhões de euros que seria necessário para modernizar as instalações foi considerado antieconómico. A instalação está programada para fechar em pouco mais de cinco anos, o que exigirá que todos os usuários restantes convertam seus sistemas de aquecimento.

Porque é que a rede de aquecimento urbano é tão vulnerável?

Outro aspecto que contribui para a decisão é a Lei de Comércio de Emissões de Combustíveis (BEHG), que introduz preços de CO2 para combustíveis e cria incentivos para os consumidores tornarem o seu consumo de energia mais amigo do ambiente. O Escritório Crivitz salienta que os custos adicionais resultantes da tarifação do CO2 são repercutidos nos clientes finais. Infelizmente, estas cláusulas de aumento de preços não puderam ser plenamente tidas em conta porque o quadro jurídico ainda está em desenvolvimento.

Note-se também que o preço do trabalho está ligado ao preço das fontes de energia primária, como o gás natural, que estão sujeitas à tarifação do CO2. Isto poderia levar a um aumento gradual dos custos de 2021 a 2025, mesmo que os aumentos reais dos preços da central de aquecimento não sejam esperados nesta medida. A partir deste ano, esses custos serão apresentados pela primeira vez como itens especiais nas faturas.

O que vem depois do aquecimento urbano?

O município de Pinnow já está a planear converter os sistemas de aquecimento dos restantes utilizadores num futuro próximo. Uma reunião de usuários foi anunciada para quarta-feira à noite em Pinnow, na qual os moradores serão informados sobre as próximas mudanças.

A criação de uma empresa municipal para fornecer aquecimento urbano em 2007 e a introdução de fontes de energia respeitadoras do clima poderão ser soluções futuras para minimizar os custos adicionais de CO2 e contrariar as alterações climáticas. Tendo em conta os desenvolvimentos actuais, espera-se que Pinnow tenha uma boa mão para oferecer aos seus residentes uma transição suave e o apoio necessário.