Incêndio no estábulo em Bresegard: 9.500 animais perdidos, a polícia está investigando!
Incêndio em estábulo em Bresegard, Ludwigslust-Parchim: 9.500 animais morreram, a polícia está investigando. Exigências de melhores medidas de proteção contra incêndio.

Incêndio no estábulo em Bresegard: 9.500 animais perdidos, a polícia está investigando!
Num incidente trágico, um incêndio devastador eclodiu no aviário em Bresegard, perto de Picher, na segunda-feira, matando cerca de 9.500 animais. A polícia começou a investigar a causa do incêndio e um especialista em bombeiros já está no local. Resta saber o que as investigações revelarão, pois ainda não são possíveis declarações definitivas sobre a causa do incêndio. Atualmente também existem indícios de possíveis ligações com obras de construção dos estábulos. Os moradores próximos estão céticos em relação aos rumores de um possível incêndio criminoso cometido por militantes ativistas dos direitos dos animais e enfatizam que as galinhas em pânico não puderam ser salvas, relata o Correio do Norte.
É exatamente aqui que entra a proteção contra incêndio. Neste contexto, o Ministro da Construção, Christian Pegel, enfatizou que a proteção contra incêndios nas instalações de criação de animais é de importância central. Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, está prevista para 2024 uma nova diretriz para melhorar a proteção contra incêndios nas instalações de criação de animais. Esta diretriz deve conter especificações para compartimentos de incêndio, abastecimento de água de extinção de incêndios e acessibilidade para os bombeiros e resgate de animais. Os bombeiros locais já tinham regulamentado a protecção contra incêndios, mas a carga de incêndio de tais sistemas é elevada, o que aumenta significativamente o perigo.
Desafios na pecuária
As dificuldades de resgatar animais durante um incêndio não são novas na agricultura. De acordo com a Fundação para a Lei dos Animais (TIR), várias centenas de animais morrem na Suíça todos os anos devido à inalação de fumaça ou incêndios em estábulos. Um elevado número de animais constitui um desafio particular, especialmente em compartimentos estáveis de difícil acesso TIR determina. Em muitos casos, as medidas de protecção contra incêndios são consideradas inadequadas. O TIR apela, portanto, a que a Portaria relativa ao Bem-Estar Animal seja complementada com requisitos legais claros para prevenir danos causados por incêndio e fumo.
Outro aspecto é a experiência no tratamento de animais feridos após incêndio. A professora Eva Zeiler, da Universidade Weihenstephan-Triesdorf, salienta que os ataques massivos a animais feridos representam um desafio particular. Ao realizar a triagem, os veterinários devem considerar vários fatores, sendo a segurança pessoal sempre a principal prioridade. De novo BBV sublinha que é importante que as empresas agrícolas realizem regularmente exercícios com os corpos de bombeiros, a fim de estarem perfeitamente preparadas para tais emergências. Isto está a tornar-se cada vez mais importante não só em termos de criação de animais, mas também para proteger as pessoas envolvidas.