Eventos de alerta e memoriais para a noite do pogrom em MV: lembrar em vez de esquecer!
Nos dias 9 e 10 de novembro de 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental comemorará a noite do pogrom de 1938 com eventos de memória e advertência.

Eventos de alerta e memoriais para a noite do pogrom em MV: lembrar em vez de esquecer!
O dia 9 de novembro é um lembrete para muitos e, portanto, este ano, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a noite do massacre de 9 de novembro de 1938 será lembrada. Neste dia, as pessoas relembram os terríveis acontecimentos, enquanto eventos comemorativos e atividades musicais acontecem em muitas cidades. Este ano marca o 87º aniversário da noite do pogrom. Aquela noite marcou um ponto de viragem, anunciando o início da perseguição sistemática da vida judaica por parte do regime nazi. Muitas lojas judaicas foram destruídas, sinagogas queimadas e inúmeras pessoas foram ameaçadas, presas ou assassinadas. Atos terríveis também ocorreram no norte da Alemanha naquele dia fatídico. Símbolos de lembrança foram instalados em toda parte em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
A primeira-ministra Manuela Schwesig (SPD) sublinha a importância de não permitir que estes acontecimentos históricos sejam esquecidos. “Temos de defender ativamente a democracia”, explica ela, recordando a fracassada República de Weimar. É importante permanecermos vigilantes no nosso compromisso de combater o anti-semitismo e a exclusão. As suas palavras serão ouvidas porque as lições da história são hoje mais necessárias do que nunca.
Eventos comemorativos no norte da Alemanha
Este ano, uma variedade de eventos comemorativos serão realizados em todo o país. Em Schwerin, uma hora de alerta e memorial começa à noite no Schlachtermarkt sob o lema “Permaneça humano!”. O foco no dia 10 de novembro também estará na comemoração em Rostock, onde estão planejados um culto de oração no antigo cemitério judaico e uma caminhada até o memorial na Augustenstraße.
As cidades de Greifswald, Güstrow, Neubrandenburg, Mirow e Stralsund também estão ativas. Em Greifswald haverá um concerto na Catedral de São Nicolau à tarde, juntamente com uma oração numa placa memorial. Em Güstrow, é celebrado um serviço religioso na igreja paroquial protestante, seguido de uma caminhada até a antiga sinagoga.
- In Neubrandenburg wird am 10 Uhr auf dem Synagogenplatz erinnert.
- Eine Stolpersteinreinigung in mehreren Städten unterstreicht das Engagement der Bürger.
- Die Stolpersteine, kleine Messingtäfelchen, erinnern an die Opfer des Nationalsozialismus und werden traditionell am Jahrestag geputzt und mit Blumen geschmückt.
Som das pedras memoriais
Um evento em particular se destaca: no dia 10 de novembro, a campanha “Som das Pedras Memorial” acontecerá entre as 17h45 e as 17h45. e 18h15 e será apoiado com pequenos concertos em várias pedras memoriais. Estas apresentações musicais são um símbolo impressionante contra o esquecimento e oferecem aos familiares e interessados a oportunidade de se envolverem ativamente.
A artista Mascha Krink, que se inspirou na história do avô, também é citada neste comovente contexto. Ele foi estigmatizado como “anti-social” pelos nacional-socialistas. Tais histórias aproximam o passado e criam consciência da importância dessas memórias.
Os acontecimentos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental mostram como é importante manter viva a memória das vítimas do Nacional-Socialismo. Muitas pessoas dão exemplo de tolerância e respeito colocando coroas de flores e numerosos projetos. Estes tópicos são muito populares não só em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, mas em toda a Alemanha.