Fraudador em Neustrelitz: Reformado perde milhares de euros ao comprar batatas
Um vendedor fraudulento de batatas em Neustrelitz mente para idosos enquanto a polícia investiga. Proteja-se!

Fraudador em Neustrelitz: Reformado perde milhares de euros ao comprar batatas
Em Neustrelitz, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, um caso de fraude está a causar agitação. Um vendedor de batatas até então desconhecido enganou um reformado de 84 anos em vários milhares de euros durante um longo período de tempo. O homem se ofereceu para entregar batatas frescas diretamente na sua porta – uma oferta que o idoso aceitou com gratidão. Relatórios de NDR Segundo a reportagem, o fraudador, com idade entre 40 e 50 anos, apareceu diversas vezes na casa da mulher e a pressionou, o que gerou grandes débitos em sua conta. Os familiares da mulher perceberam as transações irregulares, o que levou a polícia ao local.
O que é particularmente interessante é que a polícia está atualmente à procura de um suspeito que tem cerca de 1,80 metros de altura e foi visto pela última vez vestindo um macacão e dirigindo uma van branca. Os investigadores esperam poder capturar o autor do crime com informações do público.
Fraude em diferentes níveis
Este incidente não é isolado. Já em abril de 2024, houve um grave caso de fraude em Neustrelitz, no qual dois suspeitos se passaram por policiais criminais. Eles tinham como alvo uma vítima de 84 anos. Em uma ligação, eles fingiram que estavam ocorrendo arrombamentos de casas na vizinhança e se ofereceram para “proteger” objetos de valor. A mulher assustada entregou-lhe então jóias, dinheiro e até o seu cartão de débito com um número secreto, que os autores usaram para levantar 1.000 euros da sua conta. Os danos totais ascenderam a quase 30.000 euros. Neste caso, os suspeitos foram identificados pela polícia e tiveram que comparecer perante o tribunal local de Waren na quarta-feira, conforme relatado por Correio do Norte mantido.
A evolução atual não pode ser vista isoladamente de um aumento preocupante da fraude cibernética contra os idosos. De acordo com o Gabinete Federal de Segurança da Informação (BSI), houve um aumento de mais de 50 por cento nos casos de fraude contra cidadãos idosos em 2023. Isto deve-se em grande parte à profissionalização dos fraudadores, que utilizam agora métodos cada vez mais sofisticados e se concentram principalmente na banca online. Os ataques de phishing em que e-mails supostamente de bancos solicitam dados confidenciais são particularmente comuns. Devido à crescente digitalização da banca, os seniores enfrentam grandes desafios e muitas vezes têm de adquirir laboriosamente competências em banca online e são, portanto, particularmente vulneráveis a fraudes, tais como: Panorama de cuidados anunciado.
Está claro que proteger os idosos contra fraudes é mais necessário do que nunca. Parentes e amigos são chamados a ajudar e conscientizar os idosos. Porque na Internet e também no contacto pessoal, a desconfiança é muitas vezes a melhor arma contra as artimanhas dos fraudadores.