Visita inaugural da Merz a Schwerin: Foco no desenvolvimento económico!
O Chanceler Merz visita Schwerin em 4 de novembro de 2025, discute economia e infraestrutura com o Primeiro Ministro Schwesig.

Visita inaugural da Merz a Schwerin: Foco no desenvolvimento económico!
Hoje, o Chanceler Friedrich Merz (CDU) fez a sua visita inaugural a Schwerin. A prefeita Manuela Schwesig (SPD) deu as boas-vindas a Merz em frente à Chancelaria do Estado. A visita tem um toque especial porque a cidade foi recentemente classificada como património mundial, sobretudo graças ao majestoso castelo que cativa os visitantes. Merz ficou impressionado e expressou seu desejo de explorar Schwerin com mais detalhes em uma visita futura.
O que mais havia para discutir na reunião? Após a inscrição cerimonial no Livro Dourado da Chancelaria do Estado, o Chanceler participou de uma reunião de gabinete na qual questões urgentes estavam na agenda. Schwesig e Merz tiveram uma ampla discussão sobre os desafios atuais da região. O foco principal foi a revitalização da economia em dificuldades, que necessita urgentemente de um impulso para se recuperar. Além disso, a redução dos preços da energia foi considerada importante para aliviar o peso do custo de vida das pessoas. Tratava-se também de reforçar a infra-estrutura portuária, um ponto central para o desenvolvimento económico, bem como de financiar a ponte Peene, perto de Wolgast, cuja implementação poderia ser instável devido à escassez de recursos orçamentais.
Onde está a indústria do vinho?
Em contraste com as discussões políticas, a indústria do vinho está a florescer noutras regiões, como a Califórnia. Lá, a colheita de 2023 produzirá uma gama de vinhos emocionantes, com diferentes variações e sabores. Um excelente exemplo é este 2023 Chanceler Estate Reserva Pinot Noir, cujos detalhes não foram revelados, mas já são muito populares entre os conhecedores. Outro destaque é o 2023 Mes Filles Pinot Noir, dos quais apenas 12 barris foram produzidos. Todos os quatro blocos de Pinot Noir foram incluídos na cuvée, que foi colhida entre 4 e 18 de outubro. O vinho promete aromas de frutas vermelhas brilhantes e notas terrosas.
A sofisticação e selecção dos vinhos, em particular, poderão inspirar o recém-coroado Chanceler a explorar novas sinergias económicas entre a indústria vinícola e a indústria nacional. Talvez uma das razões pelas quais a Áustria e a Alemanha pudessem unir-se aqui – da viticultura à cultura.
Portanto, resta saber quais os impulsos que Merz levará consigo de Schwerin e como estes irão influenciar a política e a economia na Alemanha.