Vovó luta cheia de amor pela neta: tragédia e esperança juntas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Simone G., do Noroeste de Mecklenburg, está criando sua neta Julia após a morte de sua filha e superando os desafios causados ​​pela FAS.

Simone G. aus Nordwestmecklenburg zieht ihre Enkelin Julia nach dem Tod ihrer Tochter auf und meistert Herausforderungen durch FAS.
Simone G., do Noroeste de Mecklenburg, está criando sua neta Julia após a morte de sua filha e superando os desafios causados ​​pela FAS.

Vovó luta cheia de amor pela neta: tragédia e esperança juntas!

Um caso comovente ocorrido em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental mostra a importância da questão do consumo de álcool durante a gravidez e as consequências resultantes para as famílias afetadas. Simone G., de perto de Schwerin, assumiu a responsabilidade por sua neta Julia (nome alterado) nos últimos quatro anos. Aos três anos, Julia teve que ficar aos cuidados da avó depois que sua mãe sofreu um trágico acidente de carro. Simone descreve o incidente que mudou a vida de sua família para sempre: “Esse foi o momento decisivo quando o escritório de bem-estar juvenil trouxe Julia até mim”. Jornal do Mar Báltico relata que a mãe de Julia era fortemente viciada em álcool na época e causou o acidente com mais de dois por mil de álcool no sangue.

Após a recente morte da filha, falecida com apenas 27 anos, Simone assumiu o papel de mãe, consoladora e apoiadora de Júlia. Apesar das dificuldades que a vida traz consigo - Julia tem Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (FAS) devido ao consumo excessivo de álcool da mãe durante a gravidez - Simone consegue encontrar uma vida com seu filho cheia de momentos de felicidade. “Há dias difíceis, mas também muitos momentos lindos”, diz ela olhando nos olhos de Julia.

Os desafios do FASD

Júlia não tem vida fácil: ela é menor e mais leve que seus colegas, sofre de problemas de fala e apresenta comportamento impulsivo. Estes são sintomas típicos de FASD resultantes da exposição intrauterina ao álcool. De acordo com um estudo sobre a prevalência de FASD na Alemanha, esta doença é a doença crónica mais comum presente ao nascimento, com uma incidência de 1,77 crianças por 100 nascidos vivos. Além disso, muitas vezes as pessoas afetadas não recebem o diagnóstico necessário, o que faz com que o problema se alastre ainda mais. PMC.

Os sintomas do FASD são diversos e podem variar de anormalidades de desenvolvimento a problemas cognitivos e anormalidades físicas. Para Julia, as consequências se manifestam em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Atualmente, ela estuda em uma escola para crianças com dificuldades de aprendizagem, onde recebe apoio direcionado.

O quadro jurídico

Uma faceta interessante deste destino é o aspecto jurídico. No caso de Júlia, a assistência social à juventude responsabilizou a avó, o que nem sempre é apenas uma obrigação legal. Os avós muitas vezes assumem o cuidado temporário dos netos, mas Simone decidiu conscientemente reorganizar sua vida para Julia. “Era importante para mim estar ao lado dela”, diz ela. Esta decisão é tomada por muitos avós que se encontram em situações semelhantes, mesmo que não haja obrigação legal de o fazer.

Este drama interligado mostra quão graves podem ser os efeitos do álcool durante a gravidez nas gerações futuras. As medidas de prevenção são, portanto, importantes para informar as mulheres grávidas sobre os perigos e evitar os danos relacionados com o álcool nos nascituros.

Simone G. está fazendo o possível para apoiar Julia nesta fase desafiadora de sua vida. É uma história de amor, de responsabilidade e dos intermináveis ​​pequenos momentos de felicidade que compõem a vida, apesar de todas as circunstâncias adversas. “Mamãe está no céu agora”, Julia costuma dizer quando pensa em sua mãe. Mas Simone dá a ela a segurança e o carinho que ela precisa para viver sua vida ao máximo.