Misterioso caso de assassinato de Fabian: a polícia está procurando testemunhas com urgência!
A polícia de Rostock continua a procurar o assassino de Fabian, de oito anos, de Güstrow, que desapareceu em 10 de outubro de 2025.

Misterioso caso de assassinato de Fabian: a polícia está procurando testemunhas com urgência!
A polícia criminal de Rostock e o público estão atualmente ocupados na busca pelo assassino de Fabian, de oito anos, de Güstrow. O menino desapareceu em 10 de outubro de 2025 e apenas quatro dias depois seu corpo foi encontrado em um lago perto de Klein Upahl. No programa da ZDF “Aktenzeichen XY… não resolvido” foi lançada uma convocação urgente de testemunhas na noite de quarta-feira, que foi apoiada pelo moderador Rudi Cerne e um inspetor-chefe.
Os investigadores acreditam que Fabian foi morto entre 10h50 e 15h00. no dia em que ele desapareceu. O que é particularmente perturbador é o facto de o autor do crime ter tentado queimar o corpo para encobrir os seus rastos. O programa mostrou uma foto da lagoa em chamas, por isso a polícia agora pede ajuda ao público. Ela procura testemunhas que observaram algo incomum no dia 10 de outubro, sejam pessoas ou veículos na área no período em questão.
Notícias da região
A última localização conhecida de Fabian foi sua casa na Schweriner Strasse em Güstrow, de onde ele saiu de casa por volta das 10h50 da manhã de 10 de outubro. A polícia também está apelando para obter informações de qualquer pessoa que o tenha visto durante ou depois. Quem tiver informações pode entrar em contato com a polícia de Rostock pelo telefone 0800-5977268.
De acordo com Fabian Puchelt, do Departamento de Polícia Criminal do Estado da Baviera, já existem inúmeras pistas, algumas das quais parecem promissoras. No entanto, os investigadores decidiram não revelar mais detalhes sobre as pistas para não comprometer a investigação. Outro sinal de tristeza foi a grande participação no funeral do menino, onde muitos visitantes expressaram suas condolências.
Situação atual da criminalidade na Alemanha
Mas o caso de Fabian não é apenas um assunto local. Também destaca o desenvolvimento geral do crime na Alemanha. De acordo com as Estatísticas de Crimes Policiais (PKS) da Polícia Criminal Federal, houve uma diminuição de 1,7% para cerca de 5,84 milhões de crimes em 2024. Isto deve-se principalmente ao menor número de crimes relacionados com a cannabis, devido à legalização parcial desde Abril de 2024. No entanto, o número de crimes que afectam a sensação de segurança das pessoas está a aumentar.
As estatísticas mostram que os crimes contra a vida, ou seja, homicídio e homicídio culposo, representaram cerca de 0,1% dos casos em 2024, enquanto os crimes mais comuns são os roubos e os crimes contra o património. Os números da criminalidade são particularmente elevados em estados federais como a Renânia do Norte-Vestfália, a Baviera e Baden-Württemberg. Em cidades-estado como Berlim, Bremen ou Hamburgo, a probabilidade de se tornar vítima de um crime também aumenta.
A taxa de liquidação foi de 58% em 2024, uma ligeira queda em relação ao ano anterior. O número de suspeitos também diminuiu, com o número de suspeitos não alemães aumentando para 41,8%. Estes desenvolvimentos sublinham a complexidade do problema da criminalidade na Alemanha e deixam claro que um ponto de viragem na segurança pública pode demorar muito para chegar.
A polícia criminal de Rostock continua determinada a resolver o caso Fabian e espera o apoio do público. A tarefa de manter o sentimento de segurança das pessoas é de importância central, mesmo num contexto de aumento da criminalidade.